// você está lendo...

Cotidiano e Cidade

A inovação nos jogos mobile

Foto tirada a partir do aplicativo Pokemon GO

Foto produzida a partir do aplicativo Pokémon GO

Pokémon GO é um jogo para dispositivos móveis lançado em 6 de julho de 2016, no qual você pode capturar diferentes monstros dependendo da sua localização no mundo real. Para  essa experiência o jogo utiliza o GPS (Global Positioning System) com o objetivo de mostrar diferentes Pokémon que podem ser capturados: dependendo de sua localização os tipos de monstros que apareceram serão diferentes.

O lançamento de Pokémon GO teve muita repercussão nas redes sociais e nos programas de notícias devido aos problemas que esse jogo gerou para muitas pessoas, ocasionando assaltos e acidentes. Contudo, um ponto que não teve muita discussão devido às diversas críticas direcionadas aos riscos do jogo foi a revolução que esse jogo poderia apresentar para o universo mobile.

Diferente dos clássicos jogos para celular como Candy Crush e Clash of Clans, que têm como principal objetivo oferecer uma experiência rápida e sem a necessidade de se locomover, o Pokémon GO inovou ao apresentar uma proposta revolucionária para celulares na qual é preciso andar por espaços, geralmente públicos, para então evoluir, concluir etapas e avançar de nível. Mesmo com a diminuição no número de jogadores o aplicativo permanece rentável para a Niantic (empresa que produz o jogo) e continua a atualizar-se. Hoje em dia, além de capturar os monstros, é possível participar  de eventos comemorativos, batalhas contra chefes e batalhas em ginásios. 

Atualmente, o número de usuários caiu para menos de um terço da época de seu lançamento. Entretanto, é possível notar que a indústria de aplicativos mobile se transformou após a repercussão desse jogo. Mesmo que muitos críticos de videogame não considerem Pokémon GO como um jogo relevante para essa categoria, acredito que ele gerou uma revolução nos aplicativos para celular que atualmente se aproveitam muito do sistema de GPS para incentivar seus usuários a caminhar pelo mundo.

Discussão

No comments for “A inovação nos jogos mobile”

Postar um comentário