// você está lendo...

Cotidiano e Cidade

Carros híbridos no Brasil

Tesla

Tesla, marca que produz carros híbridos e cresce muito nos últimos anos. Foto: Thiago Sarmento

Muitas pessoas ainda não viram um carro elétrico ou híbrido rodando no Brasil. Segundo a revista Automotive Business, apenas 2,5 mil unidades possuem essa tecnologia, comparando com 41,5 milhões de veículos movidos a gasolina, etanol ou a diesel em circulação no país. Isso realmente é algo negativo para a preservação do meio ambiente uma vez que os combustíveis citados acima causam inúmeros problemas, como o aquecimento global (causado pelo excesso de CO2 na natureza), a poluição da atmosfera e a contaminação das águas.

Considerando o pequeno número de carros híbridos no país, empresas como Toyota e BMW investem bastante na nova tecnologia 100% ecologicamente correta. Isso ocorre apesar de o Brasil não investir nessa inovação, ao contrário da Noruega, por exemplo, que mesmo tendo o petróleo como principal economia, proibirá a venda de carros a combustão a partir de 2025. O carro elétrico mais acessível vendido no Brasil é o Toyota Prius, com o preço inicial de R$ 123.950. Já as pessoas que preferem uma aventura em um supercarro mais exclusivo podem escolher o BMW i8 que por R$ 799.950 pode alcançar uma velocidade de 0 a 100 km/h em 4,4 segundos

Um dos motivos para o Brasil não apostar nessa tecnologia é o fato de o governo jamais fazer algo que prejudique a Petrobras. A Noruega, por sua vez, investe nessa tecnologia pois todo seu petróleo é exportado. Durante os últimos anos, alguns governos estaduais se demonstraram interessados pelo uso de carros híbridos e segundo a página ENEL soluções, em março deste ano, o Programa de Táxis Elétricos da Nissan no Rio de Janeiro completou um ano. Já são 15 unidades do Nissan LEAF circulando pela cidade, formando a maior frota de táxis elétricos da América do Sul.

Os carros elétricos ainda não são vistos nas ruas com frequência, mas a consciência dos fabricantes e consumidores farão possível um futuro mais ecológico. Assim, a emissão zero poderá ser uma realidade no Brasil.

Discussão

No comments for “Carros híbridos no Brasil”

Postar um comentário