// você está lendo...

Saúde e Ciência

O homem opera como máquina?

IMG_20171018_193127951

Computador para jogos e vídeo games, que podem um dia ser usados para manipular de forma muito eficaz a mente humana. Foto: Fernando Farah

Na abertura da Copa do Mundo no Brasil em 2014, houve uma demonstração de tecnologia em que um homem tetraplégico conseguiu controlar uma máquina e, sem usar estímulos mecânicos, chutou uma bola. Esse é um exemplo em que o cérebro humano controlou a máquina, mas o contrário também é possível?

Sabemos que os músculos obedecem a estímulos do sistema nervoso e externos, como mostra o clássico exame de bater com o martelo logo abaixo do joelho e a perna se movimentar sozinha. Então, com estímulos externos específicos podemos manipular ações dos músculos, e o cérebro não escapa dessa lógica. A hipnose é um método de controlar o cérebro com estímulos da fala; o toque do mágico também manipula o cérebro para obedecer.

Considerando que o cérebro pode ser controlado, então precisamos pensar para que controlá-lo. Alguns distúrbios mentais podem ocorrer em sistemas nervosos que têm algo diferente dos demais. É o caso dos psicopatas que não têm sentimentos ou algo em si mesmos que os impeçam de sentir empatia. Mas e se um certo estímulo exterior pudesse até mesmo curá-lo?

É possível que as maquinas usem, controlem e manipulem o homem. Se essas técnicas forem utilizadas em vídeo games ou programas de TV é possível que curemos doenças, distúrbios e problemas corporais sem precisarmos de tratamentos que sejam prejudiciais para os doentes.

Discussão

No comments for “O homem opera como máquina?”

Postar um comentário