Acontece no Stockler

A construção do futuro

Escolher o que cursar na faculdade no auge da adolescência não é uma simples decisão. Até mesmo aqueles que descobrem um dom têm dificuldade para escolher uma área entre as inúmeras que compõem o atual mercado. Para definir a profissão com menos de 18 anos é necessário – na maioria dos casos – passar por um processo investigativo, além de autoavaliar-se e refletir sobre todas as opções convenientes. O principal conselho dado por profissionais já experientes aos jovens é: escolha o que gosta de fazer. Porém, além de identificar-se com a área, há vários outros fatores influentes na escolha de uma carreira profissional.

Com o objetivo de auxiliar seus alunos em uma das grandes escolhas de suas vidas, o Colégio Stockler promove o Mergulho nas Carreiras. Realizado anualmente em uma manhã de sábado, o evento oferece painéis, palestras e bate-papos sobre diferentes profissões, eleitas de acordo com o interesse dos próprios estudantes. Engenharia, Administração e Medicina foram as mais populares no Mergulho nas Carreiras. Profissionais e universitários discursam e tiram dúvidas sobre os cursos e empregos das respectivas profissões.

O painel de Engenharia foi bastante instrutivo e enriquecedor. A mesa era composta por sete palestrantes: entre eles, engenheiro eletrônico, químico, de alimentos, elétrico e estudante de Engenharia de produção. Um fator enfatizado nos discursos de mais de um deles foi a versatilidade de um engenheiro. Explicaram a facilidade que o profissional da área tem em enquadrar-se em funções diretamente relacionadas outras profissões. Quando se necessita de alguém para ocupar a vaga em alguma área abrangente de uma empresa, por exemplo, um engenheiro é a opção imediata. Esta preferência é justificada pelo modo singular com o qual o engenheiro aprendeu a raciocinar.

No mesmo contexto, para ter facilidade é possível e recomendado partir para uma outra área como um complemento após cursar a faculdade de engenharia, para trabalhar a parte de humanas e ter facilidade em relações gerais durante a vida de engenheiro – fazer uma pós-graduação de administração, por exemplo. Traçar o caminho inverso, no entanto, é inviável, evidenciando mais uma vantagem da profissão.

Uma hora e meia de conversa e esclarecimento de dúvidas foi fundamental para que o aluno interessado em engenharia pudesse se situar um pouco mais no universo da carreira profissional que pretende abraçar. A sensação ao acabar o painel era de ter potenciais engenheiros reunidos em uma sala, ouvindo orientações daqueles que um dia tomaram a decisão de que cursariam Engenharia. Um projeto como o Mergulho nas Carreiras, responsável por aproximar o aluno da realidade das profissões, tem suma importância no quesito de apoio ao jovem no processo de escolha da carreira.

No comments for “A construção do futuro”