Acontece no Stockler

Publicidade ou marketing?

Na imagem o leitor pode ver todas as competências do marketing

Todas as competências do marketing

Entre os mais concorridos cursos existentes hoje nas universidades destaca-se o de comunicação social. Essa foi a formação de Marcelo Amarante, com especialidade de publicidade e propaganda na UFRJ. A duração do curso é de 4 anos, sendo que ele é dividido em duas partes: “os dois primeiros anos são para aprender fundamentos básicos da comunicação e os dois últimos na sua especialidade”, diz Marcelo a respeito do curso.

Na UFRJ as especialidades oferecidas em comunicação social são: publicidade e propaganda, jornalismo e relações públicas. O entrevistado optou pela primeira opção. “A minha escolha foi feita com base no meu interesse em filmes de propaganda e estratégias de comunicação de marca” comentou o profissional. Esse curso capacita seus estudantes para atuarem nas agências de publicidade e nas áreas de marketing das empresas. Uma competência importante é ser capaz de redigir textos curtos, porém criativos, contendo um título impactante.

Para aqueles que optarem em atuar nas agências de publicidade, as principais áreas são: criativa, onde serão preparados todos os anúncios, filmes e demais materiais para divulgação de um produto; mídia, área responsável por escolher em quais veículos de comunicação serão colocados os anúncios; e atendimento, que faz a ponte entre a empresa cliente da agência e as áreas da agência. É fundamental que durante a universidade o estudante faça estágios nas três áreas citadas para quando se formar já saber com qual se identifica mais. “Cheguei a realizar estágios em agências de propaganda, porém percebi que o meu desejo era atuar no marketing das empresas”.

No marketing, existem as seguintes áreas: produto/marca, responsável por definir o conceito da marca, ou seja, construir a personalidade do produto ou da marca; merchandising, que desenvolve todos os materiais para comunicação e exposição do produto no ponto de venda; eventos, que define todos os patrocínios.

No marketing o profissional terá uma formação mais focada em negócios, pois ele terá contato com todas as demais áreas de uma empresa (vendas, financeiro, logística, suprimentos, recursos humanos e tecnologia da informação). “O que mais me motiva estar no marketing é esta visão global dos negócios e não só da propaganda” conta Amarante.

No comments for “Publicidade ou marketing?”