Educação e carreira

Administrando suas carreiras

A multifuncionalidade de um administrador.

No dia 20 de agosto, o Colégio Stockler abriu as portas para diversas faculdades apresentarem cursos e profissões com o intuito de ajudar os alunos a decidirem suas carreiras. Nesse sétimo Mergulho nas Carreiras, stands, painéis, oficinas e palestras contribuíram para assegurar ou até mesmo reconsiderar a escolha da profissão.

No caso de alunos indecisos em relação ao futuro, o painel de administração foi indicado para visita por conta da sua abrangência na quantidade de disciplinas. Entre os convidados, João Batista, graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP, com mestrado em Responsabilidade Socioambiental também pela mesma faculdade, afirmou que mesmo com incertezas, ao optar em fazer administração, um leque de opções se abre no futuro, disponibilizando ao aluno especializações em qualquer área, seja no Marketing, em gestão, em liderança, ou até mesmo em análise de mercado.

Independente do segmento escolhido, um administrador é alguém que possui a capacidade de criar soluções para problemas com os recursos disponíveis, sendo sempre necessária a interação com as pessoas e a organização para concretizar as ações. Sérvio Túlio Prado, que atua há mais de 20 anos como consultor em gestão e estratégia, mostra que na profissão pode-se navegar entre abstrato e concreto, possuir uma visão macro e depois se aprofundar, sempre visando a resolução de quebra-cabeças.

A ex-aluna do Colégio Stockler, Catalina Serrano, já cursa o 3º semestre de Administração de Empresas na FGV, ressalta a importância de possuir diferenciais para sempre receber oportunidades, seja ainda na faculdade ou até mesmo no futuro emprego. O inglês que influenciava nos currículos agora se tornou pré-requisito. É de extrema importância as experiências internacionais e os diferenciais na formação para poder garantir o emprego almejado.

Com relação ao mercado de trabalho, atualmente, todos puderam concordar com o fato de que o Brasil mais do que nunca necessita de bons administradores. A ética e a honestidade do país estão em decadência necessitando de soluções para os problemas e pela falta de organização pública.

Todavia, João Batista deixa claro no painel que não se deve optar por administração por conta da influência de algum parente, ou por algum emprego específico por conta da remuneração, é preciso escolher uma profissão que se adeque em seus talentos (algo em que se tem facilidade em fazer) e nas vocações (algo que gosta de fazer). Por conta da base de conhecimentos que um curso de administração oferece, essa carreira facilita e aproxima o aluno do emprego que combina tanto com suas vocações quanto com seus talentos.

No comments for “Administrando suas carreiras”