// você está lendo...

Acontece no Stockler

Com o amanhã na sua cabeça

psiO evento “Mergulho nas carreiras”, promovido pelo colégio Stockler, era composto de uma serie de palestras sobre as profissões mais procuradas nos vestibulares. Gostaria de apresentar aqui um resumo sobre a discussão de psicologia. Foram convidados psicólogos experientes, recém-formados e também ainda em processo de aprendizado. Durante o debate aprendemos mais sobre as áreas de atuação desta ocupação e o que é necessário para exercer a profissão.

Os palestrantes falaram sobre o curso, que tem a duração de cinco anos e o estudante pode sair para atuar em áreas clínicas, hospitalares, sociais, escolares e organizacionais. As maiorias dos estágios são feitos em instituições conveniadas com as faculdades e também nas clinicas escolas.

Um psicólogo atua na compreensão do comportamento humano diagnosticando e tratando problemas de saúde mental. Um psicólogo clínico, por exemplo, atende pessoas com problemas emocionais; o esportivo ajuda a preparar os atletas para suas respectivas competições; os jurídicos ajudam em adoções, casos com menores e de análises psicológicas na prisão. Entre outros tipos de trabalho nesse ramo estão também a psicologia hospitalar, a organizacional, a educacional e a neuropsicologia.

Os palestrantes confirmaram que psicologia foi uma das carreiras que mais cresceu no Brasil, com mais de 100 mil profissionais formados desde 1967. Nas últimas décadas também se tornou uma profissão com muito mais diversidade de gênero. Há trinta anos homens eram minoria em um curso de psicologia, atualmente existe um equilíbrio muito maior – dois dos cinco palestrantes no evento eram homens, por exemplo.

Segundo o Sindicato dos Psicólogos de São Paulo, o salário inicial médio é de R$110,76 por consulta. Uma campanha popular que aconteceu logo após o evento foi o “setembro amarelo”, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a depressão e incentiva pessoas a buscarem tratamento. Eu, por experiência própria, considero psicólogo uma das profissões mais importantes possíveis: cuidar da saúde mental das pessoas é essencial para que vivamos em sociedade.

Discussão

No comments for “Com o amanhã na sua cabeça”

Postar um comentário