// você está lendo...

Cotidiano e Cidade

Com os desejos na cabeça

http://mundodapsi.com/psicologia-economia-contri-economia-brasil/Ana Clara Martins
Lincoln Nishimoto

Na sociedade atual algo indispensável para todas as áreas é o conhecimento psicológico da população como um todo. Em diversas áreas, é necessário ao sucesso um aprofundamento para maior compreensão de como outro indivíduo constrói sua história e o que espera do futuro, o que deseja e o que o satisfaz. Nesse contexto surge o papel da psicologia comportamental.

Em pleno século XXI podemos dizer que aprendemos a desvendar outros seres humanos a partir de técnicas de mapeamento psíquico e comportamental. A aplicação de estudos psíquicos com foco em vendas e marketing foi amplamente abordada na palestra proporcionada pelo Colégio Stockler durante o Mergulho nas carreiras. Segundo os palestrantes, no campo de vendas e marketing, por exemplo, é vital que se estabeleça uma relação de igualdade entre o desejado e o oferecido. Essa conexão se dá a partir do aprofundamento da análise da psique e do comportamento de consumo do público alvo, com o objetivo de constatar suas expectativas idealizadas. Com isso é possível não só proporcionar à população um produto necessário, como também fazer identificar a demanda de novos produtos ou serviços desejados.

Sendo assim, são utilizados diversos mecanismos para manipular o subconsciente e induzir a necessidade do produto ou serviço a partir de formas, cores, aromas e sabores, além de estabelecer vínculos com situações de sucesso, prazer e bem-estar. Até mesmo ambientes ou situações desconfortáveis, por suas características específicas, são utilizados como meio para alcançar objetivos comerciais.

Como visto, a psicologia comportamental é indissociável das ações de marketing e vendas. A obtenção de êxito nas campanhas requer esse conhecimento sobre um grupo alvo. Sendo assim, tal elemento é indispensável.

Discussão

No comments for “Com os desejos na cabeça”

Postar um comentário