// você está lendo...

Educação e carreira

Mergulho nas ferramentas

Equipamentos comuns no ramo de engenharia

No dia 20 de agosto ocorreu no Colégio Stockler um evento chamado “Mergulho nas Carreiras”, que consiste em palestras e exposições por parte das mais importantes universidades de São Paulo para os alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio.

A área que me despertou maior interesse foi a de Engenharia, realizada no auditório da escola, com uma bancada com sete profissionais e estudantes de diferentes especializações, tais como: Engenharia Elétrica, Química, Mecânica, Alimentar, Ambiental, Civil e de Produção.

Um aspecto interessante dessa palestra foi que cada um dos palestrantes resumiu seu trabalho nas respectivas áreas. Na Engenharia Elétrica pode-se ressaltar uma grande quantidade de cálculos envolvidos, além de sempre estar sujeito a novidades, portanto um campo muito dinâmico. A Engenharia Química e de Produção abrem um leque de opções possíveis para se trabalhar, como em indústrias farmacêuticas, de desenvolvimento de cosméticos e produtos em geral. O mesmo não ocorre na Engenharia Mecânica, em que a maioria das pessoas vai para a indústria automotiva.

Um campo que gerou certa curiosidade e surpresa foi a Engenharia de Alimentos, por ser um segmento ainda em ascensão. Na Engenharia Ambiental aprende-se a desenvolver técnicas de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente, um tema muito importante e discutido nos dias atuais. Por fim, a Engenharia Civil é um ramo clássico que desenvolve as infraestruturas e modernizações do campo urbano, principalmente.

Gostei muito dos convidados, foram extremamente gentis, esclareceram várias dúvidas, falaram sobre suas perspectivas sobre o futuro, suas dificuldades e experiências, ampliando nossa visão sobre o dia a dia de cada profissão. Achei muito positiva a iniciativa da escola em promover uma aproximação entre os alunos com os profissionais de diversas carreiras, proporcionando uma reflexão quanto ao nosso futuro profissional.

Discussão

No comments for “Mergulho nas ferramentas”

Postar um comentário