Educação e carreira

Mergulho nas ferramentas

Equipamentos comuns no ramo de engenharia

No dia 20 de agosto ocorreu no Colégio Stockler um evento chamado “Mergulho nas Carreiras”, que consiste em palestras e exposições por parte das mais importantes universidades de São Paulo para os alunos do primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio.

A área que me despertou maior interesse foi a de Engenharia, realizada no auditório da escola, com uma bancada com sete profissionais e estudantes de diferentes especializações, tais como: Engenharia Elétrica, Química, Mecânica, Alimentar, Ambiental, Civil e de Produção.

Um aspecto interessante dessa palestra foi que cada um dos palestrantes resumiu seu trabalho nas respectivas áreas. Na Engenharia Elétrica pode-se ressaltar uma grande quantidade de cálculos envolvidos, além de sempre estar sujeito a novidades, portanto um campo muito dinâmico. A Engenharia Química e de Produção abrem um leque de opções possíveis para se trabalhar, como em indústrias farmacêuticas, de desenvolvimento de cosméticos e produtos em geral. O mesmo não ocorre na Engenharia Mecânica, em que a maioria das pessoas vai para a indústria automotiva.

Um campo que gerou certa curiosidade e surpresa foi a Engenharia de Alimentos, por ser um segmento ainda em ascensão. Na Engenharia Ambiental aprende-se a desenvolver técnicas de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente, um tema muito importante e discutido nos dias atuais. Por fim, a Engenharia Civil é um ramo clássico que desenvolve as infraestruturas e modernizações do campo urbano, principalmente.

Gostei muito dos convidados, foram extremamente gentis, esclareceram várias dúvidas, falaram sobre suas perspectivas sobre o futuro, suas dificuldades e experiências, ampliando nossa visão sobre o dia a dia de cada profissão. Achei muito positiva a iniciativa da escola em promover uma aproximação entre os alunos com os profissionais de diversas carreiras, proporcionando uma reflexão quanto ao nosso futuro profissional.

No comments for “Mergulho nas ferramentas”