Acontece no Stockler

Direito: todos têm o seu

Imagem representante do Mergulho nas Carreras, uma amostra feita pelo Colégio Stockler que apresentou aos alunos diversas profissões importantes.

Mergulho nas Carreiras, uma mostra feita pelo Colégio Stockler, apresentou aos alunos diversas profissões importantes

Eventos como o Mergulho nas Carreiras influenciam os alunos do Colégio Stockler que se preparam para o ingresso nas mais reconhecidas universidades do país

Ana Carolina Mós de Souza
Ana Luiza Ferrara

A escolha de uma carreira é uma etapa cobrada desde cedo para todo estudante, que com 17 ou 18 anos é exposto a tomar essa importante decisão. Saber o rumo que irá tomar em questões profissionais é uma seleção extremamente difícil e frágil, visto que o que está em processo é o seu futuro. Para auxiliar os estudantes, alguns colégios optam por promover palestras e mostras que apresentam as profissões mais escolhidas por antigos alunos. No caso do Colégio Stockler, foi feito o Mergulho nas Carreiras, uma mostra de diversas profissões como Economia, Arquitetura, Engenharia e Direito, contando com apresentações de palestras, oficinas e painéis.

Importantes elementos que representam a profissão: a balança relacionando-se com o conceito de igualdade e justiça, e o martelo, usado por júris. Fonte: https://filmow.com/grupos/filmes-de-tribunal/.

A balança: igualdade e justiça

Entre as diversas profissões abordadas nessa mostra, o Direito foi uma das palestras mais visitadas. Por consequência dos grandes problemas políticos acumulados no Brasil, nos últimos anos a profissão dos advogados, juízes e desembargadores tem sido muito requisitada. O estudante de Direito torna-se capacitado para entender a decisão de um juiz ao declarar um político inocente, mesmo que perante a sociedade ele seja visto como corrupto, por exemplo. Não apenas na política, como também em ações cotidianas, o Direito atua como mediador das regras de convivência e é fundamental para que haja respeito entre os cidadãos. Como advogados, esses trabalhadores compreendem que os clientes que batem em suas portas estão em busca de um refúgio, e é obrigação deles ajudar estas pessoas que buscam seus direitos.

Estátua referência para o STF (Supremo Tribunal Federal), importante instituição brasileira em termos políticos. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Supremo_Tribunal_Federal.

O STF (Supremo Tribunal Federal), importante instituição brasileira

Ser advogado é estudar as obrigações perante a lei e interpretá-las, ou seja, exercer as práticas necessárias para esclarecer os deveres e direitos dos cidadãos. Como disse a juíza Ana Lúcia, “é essencial que todos conheçam os direitos e as obrigações que têm”. Os alunos do Colégio Stockler puderam ter uma visão mais ampla da carreira, entrando em contato com informações como a importância de concursos públicos e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o gosto pela leitura e pela escrita, além das opções de cursos de especialização, como Direito Empresarial, do Trabalho ou Imobiliário, entre outros. O perfil do advogado, ao mesmo tempo, deve ser levado em conta: uma boa comunicação é de fato essencial, assim como o senso de responsabilidade social e de justiça, prezando pela ética.

Ambiente que atua como conhecido cenário de julgamentos e audições, mostrando também o importante símbolo do direito, a balança. Fonte: http://refjur.com.br/wilson-fernandes-e-o-novo-presidente-do-trt-da-2a-regiao/.

Ambiente que atua como conhecido cenário de julgamentos e audições, mostrando também o importante símbolo do direito: a balança.

Para fazer uma escolha consciente de carreira deve-se levantar uma série de fatores, como a renda que esse emprego tende a gerar no futuro, assim como se a profissão escolhida trará felicidade e conforto, conciliando o lado profissional e pessoal de um indivíduo. Na palestra de Direito, a juíza Ana Lúcia, especializada na área, com ênfase em Processo Civil e em Direito do Trabalho, mostrou seu comprometimento pela profissão quando disse: “Acho que Direito é como respirar: é uma coisa que não vai acabar nunca, e você vai ter cada vez mais coisas novas (…). O Direito tem isso de maravilhoso, ele vai evoluindo conforme a sociedade vai evoluindo, isso desde que o mundo é mundo (…), o futuro do Direito é o futuro da sociedade”. Escolher a profissão de sua vida não é uma decisão fácil, contudo, é imprescindível que seja uma escolha feita com base no seu gosto, como defendido pelo advogado Gilson Marcos de Lima: “Escolham a profissão que quiserem, mas façam com amor”. Assim sendo, conclui-se que falar sobre Direito é falar sobre algo que todo cidadão tem e pelo qual todos devem lutar e entender.

No comments for “Direito: todos têm o seu”