// você está lendo...

Educação e carreira

Por dentro da gestão

Numa terça feira em setembro, o profissional Marcio Mota, de 46 anos foi entrevistado para contar um pouco sobre sua experiência profissional. Ele se formou na Universidade Mackenzie em administração e direito. Hoje ele exerce essas duas áreas no D’Avó Supermercados, que tem 33 anos de existência.

Logo do supermercado http://www.comotrabalhar.org/trabalhe-conosco-davo-supermercado/

Logo do supermercado

Há quanto tempo você trabalha na mesma empresa?

Marcio Mota: 28 anos.

Qual sua função na empresa?

Diretor Simplicidade e Facilidades, responsável pelas operações da empresa, além de abranger outras atividades: recursos humanos, prevenção de perdas, segurança, departamento jurídico, e cartão da loja.

Qual sua importância na empresa?

Minha importância está em dar forma na estratégia da empresa, alinhando as operações com eficácia, sempre buscando o menor custo possível.

Qual sua carga horária na empresa?

10 horas diárias, de segunda a sábado e 4 horas ao Domingo, totalizando 64 horas semanais.

Por qual motivo escolheu administração e direito?

Com 18 anos incompletos não sabia direito o que fazer, sempre gostei das matérias da área de exatas, inclusive cursei o ensino médio nessa área. Também gostava de Português. Como não tinha nada muito definido, escolhi administração por ser uma área abrangente, na esperança de encontrar o meu caminho profissionalmente. Enquanto cursava Administração, comecei a trabalhar na empresa onde meu pai é sócio. Quando o conselho societário demandou a necessidade de um advogado, me interessei e comecei o curso de Direito, antes mesmo de terminar o curso de Administração.

Durante sua trajetória você teve dificuldades? Quais?

Durante minha carreira profissional enfrentei várias dificuldades, trabalhei em todas as áreas de um supermercado, trabalhei como operador de caixa, fiscal de caixa, estoquista, conferente, balconista, açougueiro, padeiro, no corporativo nas áreas de tesouraria, contas a pagar e receber, marketing, contabilidade, área fiscal, compras, crédito, tecnologia. Todo esse aprendizado facilitou meu entendimento sobre o setor. Trabalhar na empresa onde seu pai é sócio tem vantagens e desvantagens, mas afirmo que as desvantagens são muito maiores, pois tudo que você faz, não é nada além da sua obrigação, além de ser cobrado com maior rigidez pelo parentesco que possui.

Qual o seu perfil?

Sempre fui muito arrojado, determinado. Considero-me criativo com habilidade de absorção de informações detalhadas. Por natureza, sou um tanto assertivo e, com muita frequência, visto como alguém que impõem normas, até pela minha função atual. Muitas vezes excessivamente detalhista. Com a experiência dos anos, hoje preciso de tempo para avaliar meticulosamente todos os requisitos de um problema, bem como as consequências da decisão a ser tomada. Meu ponto forte reside na habilidade de dedicar-me a uma grande variedade de tarefas especializadas, cheias de detalhes ou a tarefas que requerem a observância meticulosa de normas e/ou qualidade.

Tem algum conselho para pessoas que estão começando uma carreira na mesma área que a sua?

Para aqueles que estão começando sugiro que façam o que gostem, se dediquem ao máximo ao seu trabalho, aprofundem seus conhecimentos, tragam soluções para a empresa, e assim serão recompensados profissionalmente, financeiramente e, principalmente, irão chegar à realização pessoal.

Porque empresas precisam de administradores?

Uma empresa é feita por pessoas e processos, com o objetivo de gerar valor a todos que a compõe e a sociedade que está inserida. Para isso, precisa de profissionais para organizar, gerir, equilibrar os recursos.

Como é a rotina de um administrador?

Como administrador de um supermercado a primeira atividade está ligada à análise dos números da operação do dia anterior, para corrigir e alinhar com a estratégia para atingir a meta no final do mês. Depois tratamos dos problemas do dia a dia de clientes, funcionários e terceiros. Temos que ficar atentos ao mercado, sempre tentando descobrir novas maneiras de operar, buscando maior qualidade com menor custo. Em outras palavras, temos que ser eficazes.

Quais são os tipos de administradores?

Os tipos de Administradores são:

  1. Líder Autoritário – está preocupado apenas na realização das tarefas, baseando-se em regras e no poder, não escuta os liderados e toma decisão sozinho;
  2. Líder Democrático – focado nas pessoas, principalmente em seus liderados, pois todos são estimulados a colaborar, inovar, dar sugestões, ou seja, participar efetivamente das decisões da equipe. Exerce uma liderança servidora ou uma liderança pelo exemplo.
  3. Líder Liberal – consiste em dar total liberdade para os membros de sua equipe, de forma que eles possam realizar suas atividades sem uma supervisão constante.

O D Avó Supermercados tem quantos administradores? Porque esse número?

Hoje a empresa que trabalho é uma empresa média, administrada por 5 executivos, o Presidente, sócio fundador, liderança da primeira geração, responsável pelo alinhamento estratégico e 4 Diretores: comercial, financeiro, de patrimônio e de simplicidade e facilidades.

Qual a melhor coisa do seu trabalho?

A melhor coisa do meu trabalho é ver o crescimento da empresa e das pessoas.

Qual a pior coisa do seu trabalho?

A pior coisa do meu trabalho é quando temos que tomar decisões frias para garantir a qualidade e o crescimento saudável da empresa.

Discussão

No comments for “Por dentro da gestão”

Postar um comentário