Acontece no Stockler

Um empurrão para a escolha da carreira

Charge que reflete a pressão ao qual somos submetidos logo ao nascer.

A pressão a qual somos submetidos logo ao nascermos

A escolha de uma carreira profissional é uma das decisões mais importantes na vida de um estudante. Do mesmo modo como existem pessoas (mesmo que em pequena porcentagem) que sabem desde sempre o que querem fazer profissionalmente, a maioria não faz a menor ideia. Alguns simplesmente possuem uma vocação inerente para alguma área, seja de humanas, exatas ou biológicas. Por isso é tão importante que as instituições de ensino promovam eventos e palestras que ajudem seus alunos a tomarem a decisão certa.

Contudo, a maioria dos estudantes termina o último ano de escola com 17 anos, ou seja, são adolescentes ainda, e, mesmo assim, temos a imensa pressão de fazer a escolha de nossas vidas. Isso não é justo, mas é como o sistema funciona. Por isso ter o apoio da escola nesse momento tão importante é crucial e, é isso que o Colégio Stockler propõe. Um “Mergulho nas Carreiras” é feito, anualmente, com a presença ilustre de faculdades particulares como Mackenzie, Insper e ESPM. Painéis e oficinas também são atividades propostas tanto pelo colégio quanto pelas faculdades.

Mundo de carreiras. Fonte: Uniexpo Sorocaba 2016

Mundo de carreiras e possibilidades.
Fonte: Uniexpo Sorocaba 2016.

O painel de psicologia, por exemplo, explorou bastante inúmeras possibilidades que essa profissão vem abrangendo. Os profissionais que se encontravam no painel eram: Giovanna Lima (aluna do 3° ano da PUC), Luiz Tadeu, Mariane Dias (mestrado na PUC), Paloma Viliena e Álvaro Coutinho – sendo os dois primeiros ex-alunos do Stockler. Os alunos presentes na palestra puderam fazer perguntas que foram esclarecidas tanto pelos profissionais formados quanto pelos que ainda estão na faculdade. Uma das grandes questões discutidas foi: como lidar com os sofrimentos dos pacientes? Chegamos à conclusão que, na verdade, o psicólogo aprende a lidar com o desconforto e com a subjetividade na própria faculdade.

Além disso, os palestrantes ampliaram a visão dos alunos sobre os novos ramos da Psicologia, como o estudo dos jogos, a psicologia alimentar (que trata transtornos alimentares), além de diversos outros setores pouco conhecidos. É definitivamente uma profissão em ascensão, que só tende a se tornar mais e mais concorrida.

Após o encontro de psicologia, aproveitamos também para participar de mais de uma atividade com profissões diferentes: a oficina de medicina estava entre as mais concorridas. Colocando a mão na massa, ou melhor no boneco, os alunos que participaram de tal oficina proposta pela faculdade Anhembi Morumbi tiveram a chance aprender a fazer a massagem cardíaca.

Concluímos que a orientação profissional é necessária para que os estudantes encontrem seus caminhos diante de tantas opções. Mais reuniões e bate-papos com profissionais devem ser promovidos pelas instituições de ensino.

No comments for “Um empurrão para a escolha da carreira”