Acontece no Stockler

Regras para a sociedade

Resultado de imagem para direito

Imagem: Adelaida Ramos Martinez

Gabriela Veiga
Stella Margelli

Há sete anos o Colégio Stockler promove o mergulho nas carreiras, que é um evento no qual ocorrem palestras, painéis e oficinas das profissões mais requisitadas pelos alunos. O encontro tem em vista o nosso esclarecimento e direcionamento profissional. A decisão de nossa faculdade é uma das mais difíceis que iremos enfrentar, por isso é uma ótima oportunidade que temos para nos informar sobre nossas futuras ambições.

Nesse ano nós assistimos diversas apresentações incluindo o painel de direito, que foi mediado pelo professor bacharel em direito Fernando da Espiritu Santo; e composto por uma juíza, um advogado de empresa particular, um desembargador, um recém-formado pela faculdade PUC adentrando o mercado de trabalho, uma estudante da FGV e um doutor formado pela USP. Uma das partes interessantes desse tipo exposição é a variedade de opinião e experiências que nos podem ser transmitidas, além de abrir espaço para resolvermos dúvidas individuais.

Neste painel vários temas foram abordados pelos profissionais, tais como a carga horária e a preferência de faculdade. Em meio aos argumentos surgiu uma nítida preferência pela USP, um leve desdém pela FGV e pouca menção às outras universidades. O caminho para o sucesso profissional e as expectativas médias de salário desse percurso tranquilizaram nossas aflições a respeito das constantes greves de faculdades e mostraram-nos sua paixão pelo direito.

Apesar de todos os pontos positivos apresentados acima, sentimos um grande desincentivo a prestar direito, pois alguns fatores foram pouco discutidos. Houve um desvio no foco de uma palestra direcionada aos alunos, para um discurso da vida dos palestrantes sem clareza e objetivo. Por falta de tempo não houve discussão sobre abrangência de carreiras que podemos seguir ao cursar direito, nem sobre o cotidiano que as acompanham.

Salvo o painel de direito, as demais exposições que vimos foram muito interessantes e esclarecedoras, e nossa vontade de cursar direito não se esvaiu por completo, já que procuramos saber mais sobre o assunto e assistimos outras palestras de diferentes instituições a respeito do curso. Temos em mente que não é impossível satisfazer a todos em todas as carreiras oferecidas, por isso achamos que o evento no geral foi bom e bem informativo para nossas futuras escolhas.

No comments for “Regras para a sociedade”