Arquivo de August, 2017

A construção do amanhã

Escolher o que cursar na faculdade no auge da adolescência não é uma simples decisão. Até mesmo aqueles que descobrem um dom têm dificuldade para escolher uma área entre as inúmeras que compõem o atual mercado. Para definir a profissão com menos de 18 anos é necessário um processo investigativo, além de autoavaliar-se e refletir sobre todas as opções convenientes. Além de identificar-se com a área, há vários outros fatores influentes na escolha de uma carreira profissional. Com o objetivo de auxiliar seus alunos em uma das grandes escolhas de suas vidas, o Colégio Stockler promove o Mergulho nas Carreiras. O evento apresenta profissionais e universitários em painéis, palestras e bate-papos sobre diferentes profissões, eleitas de acordo com o interesse dos próprios estudantes. – Por: Bruno Hercules.

A balança do seu futuro

Vestibular. Uma palavra que vem carregada de inúmeros significados. Para uma esmagadora maioria, é aterrorizante, para o resto… Na verdade não existem jovens entre 15 e 18 anos que não fiquem incomodados com o fato de uma única prova decidir boa parte de seu futuro. É visível que o sistema de educação brasileiro falha nesse ponto, ao julgar milhões de alunos pelo seu desempenho em apenas um fim de semana de sua longa vida estudantil. Pelo menos até o final da próxima década, isso não mudará. Resta aos candidatos, preparar-se o máximo possível para quando o grande dia chegar. Não é raro que haja um considerável número de estudantes que, já no final do Ensino Médio, não saiba o que cursar na faculdade. Hoje, apresento a esses alunos, uma das carreiras que mais me impressionaram no evento Mergulho nas Carreiras, do Colégio Stockler.

Psicologia: além do clichê

No dia 20 de agosto, os alunos do Colégio Stockler tiveram a oportunidade de participar do evento Mergulho nas Carreiras. Por meio de palestras, painéis e oficinas, o evento amplia a visão profissional dos jovens em relação à sua futura carreira. Uma das escolhas mais procuradas entre os alunos foi a psicologia, que teve uma bancada formada de quatro profissionais e uma estudante, cada um com uma especialização. Vale mencionar que, para entender melhor o ofício, é preciso conhecer sua definição: a psicologia é uma ciência que estuda o comportamento e os processos mentais (razão, sentimentos, pensamentos, atitudes).

Rumo ao mundo do trabalho

O colégio Stockler promove, desde 2009, um evento conhecido como Mergulho nas Carreiras. A 7º edição desse projeto ocorreu no dia 20 de agosto de 2016 e apresentou profissões aos estudantes com o objetivo de aproximá-los da realidade no mundo do trabalho. O programa trouxe estandes de universitários para mostrar seus cursos mais concorridos e profissionais que falaram sobre suas respectivas profissões em painéis, oficinas e palestras. Ao assistirmos a oficina de medicina, executada por uma profissional da universidade Anhembi Morumbi, tivemos a possibilidade de realizar exercícios relacionados à reanimação cardiopulmonar (RCP), utilizando como instrumento um boneco para procedimentos médicos e um desfibrilador. Durante a experiência, tivemos a participação de alunos com diferentes faixas etárias que ficaram cientes da importância de saber realizar primeiros socorros.

Escrevendo torto em linhas certas

Anúncios publicitários e propagandas podem ser muito influentes na decisão do consumidor, mas para tal é necessário conhecimento e astúcia por parte de seus criadores. Por conta disso busco mais informações sobre este processo, com o objetivo de descobrir seus interessantes e perversos segredos de adulteração. Para esse fim fui ao Mergulho nas Carreiras do Colégio Stockler, um evento em que faculdades particulares apresentam seus cursos e nos ensinam um pouco mais sobre algumas carreiras. Eu tive a possibilidade de participar de uma oficina de propaganda, promovida pela faculdade FAAP, na qual percebi como este ofício é complexo. Afinal, deve-se exibir e convencer o povo de uma ideia que não necessariamente é a correta. Por exemplo, quando empresas tem um problema com um produto, para contornar a situação, tentam fazer com que a marca seja prejudicada o menos possível através de artimanhas publicitárias.

Administrando suas carreiras

No dia 20 de agosto, o Colégio Stockler abriu as portas para diversas faculdades apresentarem cursos e profissões com o intuito de ajudar os alunos a decidirem suas carreiras. Nesse sétimo Mergulho nas Carreiras, stands, painéis, oficinas e palestras contribuíram para assegurar ou até mesmo reconsiderar a escolha da profissão. No caso de alunos indecisos em relação ao futuro, o painel de administração foi indicado para visita por conta da sua abrangência na quantidade de disciplinas.