Arquivo de April, 2017

Um horizonte para a vida no espaço

A preocupação dos seres humanos com o planeta Terra é algo que sempre deixou a desejar. Banhos demorados, comida jogada fora, energia elétrica gasta de forma displicente e a falta de responsabilidade na hora de comprar novos produtos são apenas alguns dos exemplos dessa falta de compromisso com o que chamamos de “casa”. Todavia, muitos esquecem que suas atitudes acabam repercutindo no bem-estar do planeta, que daqui a algum tempo não aguentará mais. A grande questão que vem sendo discutida no mundo da ciência é sobre o que faremos em um futuro próximo. Devemos trabalhar para salvar a Terra buscando evoluir rapidamente a ponto de conquistar outros planetas para dar continuidade à vida ou focar apenas em um desses dois objetivos? – Por: Gabriel Morais e Pedro Silva.

Luta contra a balança e o espelho

O ser humano é naturalmente vaidoso, e devido a isso sempre procuramos satisfazer nossos desejos estéticos para seguir o padrão corporal imposto pela mídia. Isto tem se agravado, principalmente, nos últimos tempos com o apelo midiático e com avanço das tecnologias digitais. Entretanto, até que ponto o ser humano está disposto a chegar para atingir tal padrão?

Por que a Alemanha nos goleou?

No dia 8 de julho de 2014 o futebol brasileiro dava seu último suspiro: Alemanha fez 7 e o Brasil 1. O maior vexame na história do futebol brasileiro, perder por uma diferença de 6 gols, em casa, numa semifinal de Copa do Mundo, com direito a inúmeros recordes quebrados inclusive o mítico recorde de gols de Ronaldo fenômeno em Copas do Mundo e a maior goleada que o Brasil já levou.

Engenharia: um canivete suíço

Cada vez mais vem se discutindo sobre a versatilidade do engenheiro no mercado de trabalho, e no mergulho das carreiras (mais especificamente na palestra de engenharia) ocorrido no colégio Stockler no dia 20 de agosto não podia ser diferente. A palestra foi sediada por vários profissionais da área, desde estudantes a engenheiros com anos de experiência. E independentemente do profissional, o discurso era sempre o mesmo: na faculdade de engenharia não se aprende apenas cálculos mas sim uma nova maneira de pensar.

Mergulho no direito

O mergulho nas carreiras é um evento proporcionado pela instituição de ensino Stockler para guiar o aluno na escolha de universidades e profissões, complementando a orientação profissional. Para isso, são preparados estandes de faculdades, palestras e oficinas para esclarecer frequentes dúvidas dos estudantes do ensino médio. Escolhemos assistir à palestra sobre direito, profissão que visa a uma melhor articulação do cidadão com o poder jurídico. Para que isso seja possível, os profissionais representam os anseios do cliente seguindo a legislação em prol de uma sociedade justa.

Criando uma publicidade

No sábado (20/08/16), o Colégio Stockler realizou, como todo ano, a atividade extracurricular Mergulho das Carreiras. Nesta edição de 2016, destacaram-se diversas universidades paulistas, como Anhembi Morumbi, FGV, Insper e ESPM. Além disso, vários profissionais de áreas como engenharia, direito e medicina junto a professores estavam presentes em painéis e palestras, prestigiando o evento. Uma das oficinas apresentadas foi a de Propaganda e Marketing, proporcionada pela ESPM. Nessa oficina os participantes tiveram o encontro com um representante da faculdade, que discutiu o papel do jornalismo e da publicidade em nossas vidas cotidianas. Ao meio da apresentação mostrou exemplos de anúncios com o fim de discutir o enfoque nas palavras e a formação de uma boa propaganda.

Psicologia, além dos consultórios

O estudo da mente humana começou com os filósofos, que tentavam entendê-la a partir do comportamento dos homens. Foi só no final do século XIX que os estudos científicos começaram de fato. Por ser uma ciência relativamente recente, surgiram diversos mitos e preconceitos com a profissão que duram até hoje. Felizmente, a psicologia hoje está sendo cada vez mais desmistificada, conquistando gradativamente o seu espaço. Saindo das tradicionais clínicas, sua área de atuação não para de aumentar, sendo usada até mesmo em videogames.

A habilidade mais procurada

No dia 20 de Agosto de 2016, o Colégio Stockler organizou o evento anual Mergulho nas Carreiras, cujo principal objetivo era ajudar os alunos da escola a decidirem seus futuros ao ter contato com profissionais e estudantes das áreas nas quais tinham interesse. No painel de economia, no qual marquei presença, havia 4 convidados, entre eles um diretor da FGV e um estudante do INSPER. Dissertaram sobre diversos assuntos, entretanto um em específico chamou minha atenção: a importância da fluência em diversos idiomas.

Carreiras: facilitando o futuro

O Mergulho nas Carreiras é um evento produzido pelo Colégio Stockler, no qual alunos de todas as séries podem comparecer. Nele é possível aprender mais sobre diversas profissões, como medicina, economia e administração, por meio de ótimos profissionais convidados pela escola. Entre painéis de faculdade, palestras e oficinas, a oportunidade dada pelo colégio é imperdível, e esse ano em particular surpreendeu. Entre todas as outras oficinas, a de medicina foi a que mais impressionou. Organizada pela faculdade Anhembi Morumbi, foi ensinado como se fazer o RCP (reanimação cardiopulmonar) corretamente. Praticada em um boneco de plástico, o movimento foi praticado enquanto se assistia a um vídeo demonstrando a maneira correta de fazê-lo, e com o acompanhamento de uma profissional para tirar quaisquer dúvidas dos alunos.

Mergulho na administração

No mergulho nas carreiras de 2016 reservei meu foco para a profissão que pretendo seguir, a administração. O evento foi muito bom para ter uma noção melhor sobre o que se trata mais detalhadamente e praticamente essa profissão, para ter boas ideias de faculdades possíveis a cursar e sobre a visão ampla e os inúmeros campos dentro de uma formação de administrador.