// arquivos

Arquivo de February, 2017

O consumo insustentável de proteína animal

Desde os primórdios da espécie humana, a alimentação consiste em uma mistura de nutrientes originados de diversas fontes vegetais e animais. O consumo de carne, por exemplo, esteve sempre presente nas refeições – festivas ou do cotidiano. Apesar de ser uma boa fonte proteica e suficiente para suprir boa parte das necessidades diárias recomendadas para uma vida saudável, seu consumo em larga escala traz impactos significantes ao meio ambiente e também à própria vida humana. Por: Bettina Forlenza e Júlia Senne.

Invisíveis muralhas globais

Na Grécia antiga, entre 401 e 399 A.C., em Atenas, viveu um filósofo chamado Xenofonte, um dos conhecidos discípulos de Sócrates, assim como Platão e Antístenes. As fortes características do pensador eram sua paixão e apego por sua terra natal, resultando em escritos como a obra Anábase, que faz referência a uma expedição através do país. Origina-se, a partir de tal trajetória de vida, o termo xenofobia, um medo irracional ou aversão em relação ao estrangeiro. Na conjuntura atual, o termo é utilizado para referir-se especificamente aos povos vindos de países com situação crítica, seja em questões militares, sociais, econômicas ou ambientais, além de circunstâncias nas quais há a violação de seus direitos humanos.

Terrorismo: quem está a salvo?

Desde o ano de 2001, com o atentado às torres gêmeas, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o mundo não é mais o mesmo e o medo de grupos extremistas muçulmanos aumentou consideravelmente. O objetivo central do terrorismo é a destruição da vida humana, de acordo com princípios políticos, religiosos ou ideológicos.

Carta sobre desarmamento

Caro deputado Peninha Mendonça, sou uma estudante do Ensino Médio e estava fazendo uma pesquisa sobre o “Estatuto do Desarmamento” quando me deparei com a sua declaração que dizia, basicamente, que as pessoas com condições técnicas para ter armas devem possuí-las para assegurar o direito da autodefesa, presente na Constituição. Eu realmente não concordo com a sua posição, já que, ao defender que aqueles que são aprovados tecnicamente devem ter armas, você restringe essa posse a apenas uma parcela da população, porque tal seleção não seria feita de maneira controlada.

Reino Unido fora da UE

A votação que decidiu a saída do Reino Unido da União Europeia acabou com 51,9% dos votos, ou 17.410.742, a favor da retirada. Esse evento terá grande impacto, visto que o Reino Unido representa uma das maiores economias do mundo e já acarretou uma drástica queda no valor da libra esterlina. Esta decisão do povo britânico foi denominada xenofóbica por muitos.

Pelo fim dos cativeiros de animais

Hoje em dia ir a zoológicos ou a parques marítimos como o SeaWold é algo comum na vida de muitos. Porém, ao frequentar esses lugares, não se costuma pensar o que os animais ali exibidos passaram até chegar em cativeiro.

Carros sem direção?

Estamos vivendo um período de constantes descobertas tecnológicas, há muitas inovações no mercado, uma quantidade tão grande de produtos lançados e descobertas que permanecer informado sobre tudo isso se torna uma tarefa quase impossível. O processo de modernização pelo qual nossa civilização está passando não se restringe a áreas específicas, uma vez que avanços tecnológicos estão facilitando a execução de muitas tarefas. Um dos maiores objetivos da tecnologia é tornar nossas tarefas mais ágeis e fáceis. Muito se investiu na rapidez de computadores para otimizar nosso tempo em frente às telas; agora nossa constante corrida para economizar tempo chegou aos carros.

O contestado título de 1951

Após uma das maiores decepções da história do futebol brasileiro, a perda da Copa do Mundo de 1950 para o Uruguai no Brasil, houve um certo período de desencanto por parte da torcida e os estádios começaram a perder público. Como não era possível realizar outra Copa do Mundo, surgiu uma grande ideia por parte dos dirigentes de […]

Déjà vu: uma falha no sistema

A expressão “déjà vu” (do francês “já visto”) é a sensação de já ter vivenciado uma situação específica mesmo que o senso comum lhe diga o contrário. Muitas pessoas têm uma teoria sobre o déjà vu. Chris Moulin, em 2000, já sabia a condição que propiciava o acontecimento do déjà vu (situações de estresse), mas não sua causa, então, fez tomografias do cérebro daqueles que permaneciam nessa eterna ilusão.

Pokémon GO: diversão perigosa

O alicativo já conquistou milhões de fãs, e no Brasil não foi diferente, mas vários usuários foram roubados enquanto jogavam pelo país Pokémon GO é um jogo em que é preciso capturar criaturas virtuais em cenários do mundo real. O sistema de GPS do celular avisa quando um pokémon está por perto para ser capturado. Mas a total distração dos […]