// arquivos

Arquivo de April, 2016

Administrando (in)certezas

A carreira de administração sempre foi alvo de piadinhas por ser conhecida como a “faculdade dos indecisos”. Mas será que isso é, necessariamente, ruim? Se avaliarmos melhor, o motivo de tantos estudantes entrarem no curso é devido ao fato de que essa é uma das áreas com maior e mais diverso mercado de trabalho. O administrador é essencial para qualquer empresa ou organização, seja ela do setor público ou privado: sempre haverá necessidade de alguém para gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. Independente do futuro que aguarda nosso planeta, seja ele utópico ou distópico, em uma sociedade como a nossa, que está em constante mudança e desenvolvimento, esse profissional possui tanto a habilidade de administrar para que o mundo não vire uma grande confusão quanto a maleabilidade para se adaptar às suas transformações. No Mergulho das Carreiras, o Colégio Stockler ofereceu diversas palestras e atividades relacionadas às profissões para podermos ter contato com profissionais que cursaram carreiras como administração. Os palestrantes deram uma visão mais ampla sobre a atuação dos administradores no mundo atual.

Nascidos para sermos iguais

As três grandes carreiras aterrorizam os alunos de ensino médio. Não só pela dificuldade tamanha que é ingressar em qualquer uma delas, mas também um mercado de trabalho abarrotado e demora para evolução profissional. Estes três cursos amedrontam ainda mais porque foram projetados para acabar com as distopias do mundo. Mesmo que, no final, eles tenham ajudado a criá-las.

O futuro na sua cabeça

Quando alguém pensa no que vai seguir como carreira no futuro, existem alguns fatores que devem ser considerados. Analisar a área de interesse e avaliar os pontos positivos e negativos é essencial na hora de tomar uma decisão. Mas será que nós conhecemos bem a área que desejamos trabalhar? O Colégio Stockler realizou o 6º Mergulho nas Carreiras para orientar os alunos a respeito de diferentes profissões e carreiras. Profissionais realizaram palestras e painéis apresentando os benefícios e tensões durante a faculdade e como funciona o mercado de trabalho. Durante o evento, foram apresentadas ocupações como Medicina, Direito, Administração, Arquitetura, Publicidade e Propaganda, entre outros.

Gerenciando tendências

Desde sua criação, a administração de empresas servia para garantir grandes avanços na “tecnologia de gestão”, o que permite que algumas empresas cruzassem novas barreiras de desempenho, construindo vantagens de longo prazo. Porém, os palestrantes do “Mergulho nas Carreiras” realizado no Colégio Stockler no dia 29 de agosto de 2015 , afirmaram que as empresas precisam, mais do que nunca, de ousada inovação em gestão. O modelo atual, centrado em controle e eficiência, não é mais suficiente, pois no futuro, o que impulsionará o sucesso empresarial é a inovação, a criatividade e a originalidade. No entanto, podemos nos perguntar: no que a Administração de empresas nos beneficiará (ou prejudicará)?

Ser e não ter

Infelizmente muitas pessoas se preocupam mais em ter e não no ser. Alguns indivíduos acreditam que tendo específicos produtos de determinadas marcas serão melhores que os outros. Harold Winnbust (um dos profissionais convidados para o Mergulho das Carreiras, atividade promovida todo ano pelo Colégio Stockler) destacou essa questão de “ser”: ser melhor, mais proativo, curioso, interessado e principalmente, mais humilde. É fundamental ter a humildade de ouvir ideias e reconhecer erros, reconhecer que não é um bem material que vai torná-lo melhor ou superior a alguém e, sim, ter a percepção de que ninguém é melhor que ninguém.

Engenharia: sempre será necessária?

Praticamente tudo que está em nossa volta, em algum momento de sua produção, teve algum engenheiro envolvido. Desde uma caneta até um supercomputador, vários profissionais da área de engenharia estiveram envolvidos. Mas num futuro tão próximo ou tão distante, será que a engenharia continuará sendo tão essencial?

O futuro da saúde

Desde os princípios da humanidade os homens buscam soluções para os problemas que os afligem. Com isso procuramos cada vez mais o desenvolvimento de medicamentos e técnicas para tratar doenças e garantir a sobrevivência humana. Assim surgiu a Medicina: como uma forma de manutenção e restauração da saúde. Contudo, essa ciência ainda possui incontáveis desafios pela frente no Brasil e no mundo.

O que é administração?

Administração vem do latim administratione, que significa direção, gerência. Assim podemos apontar que se trata da gerência de diversas coisas como negócios, pessoas e também recursos. Isso tudo para otimizar um serviço, produção ou qualquer tarefa.

Marketing 2.0

Durante séculos a sociedade passou por incontáveis mudanças graças à tecnologia. Junto a esses avanços surgiram novos meios de comunicação que prometiam otimizar e agilizar a relação entre indivíduos. Esses meios de conectar-se com outros e com o mundo trouxeram um leque de possibilidades para várias áreas do mercado de trabalho, principalmente para a publicidade. Começou com a imprensa, seguiu para rádio e televisão, e hoje em dia apoderou-se da internet. O marketing sempre busca novas maneiras de expandir-se e alcançar seus consumidores. De acordo com Harold Winnubst, publicitário e palestrante no Mergulho nas Carreiras do Colégio Stockler, ultimamente a propaganda começou a ser apresentada via blogs e redes sociais. Utilizando esses meios de comunicação, as empresas conseguem difundir grandes quantidades de informações rapidamente, além de conseguir selecionar com maior exatidão seu público alvo.

Além das reuniões

Provavelmente, a ideia de que “na dúvida faça administração” já chegou aos seus ouvidos. Contudo, a área mais ampla e mais estável das carreiras deve ser melhor explorada antes de cair nesse ditado juvenil. A função de um administrador é gerenciar recursos financeiros, materiais ou até mesmo humanos de uma empresa. Sua atuação se dá seja em departamentos de organização pública, privada ou sem fins lucrativos, ou seja, um mesmo profissional atende às mais distintas funções com uma ampla ramificação de oportunidade.