// arquivos

Arquivo de October, 2015

A sombra da ditadura na educação pública

A Ditadura Militar (1964-1985), um dos momentos mais sofridos e polêmicos de toda a história brasileira, teve grande influência na rotina dos que viveram nessa época. Mas o que nem todos percebem é que esse regime tem sua influência até os dias de hoje nas vidas dos brasileiros, como na educação pública recebida por grande parte deles. Para uma boa parcela da população, a educação precária recebida do Estado atualmente é, em parte, resultado de ações tomadas pelo governo militar daquela época. – Por: Guilherme Corrêa do Vale.

Alimentação: a saúde pede ajuda

A aparência física sempre foi motivo de preocupação para os indivíduos que vivem em comunidade. Entretanto, os mais afetados por esses complexos são os adolescentes. Por estarem enfrentando uma fase de mudanças físicas e comportamentais significativas e ainda não terem certeza de como se inserir na sociedade, são alvos fáceis da insegurança. Isso acarretará, muitas vezes, na aparição de distúrbios psicológicos relacionados à alimentação. Entre esses transtornos, os mais comuns são a bulimia e a anorexia. No entanto, há muitos outros, que aterrorizam as mentes dos jovens brasileiros, e acabam passando despercebidos pela sociedade contemporânea.

A revolução médica dos robôs

A mecanização na área da medicina está se desenvolvendo progressivamente por conta dos avanços do conhecimento científico em tecnologias de ponta e da grande era da informação em que vivemos atualmente. Essa nova forma de tratamento é frequentemente debatida nos congressos, na Organização Mundial da Saúde e em muitos governos que já empregaram essa tecnologia. O uso de robôs na área médica é algo ainda muito recente, mas está tornando-se indispensável em hospitais e, principalmente, no auxílio ao combate de grandes epidemias.

Beleza pode ser “matematizada”?

Todos nós, pelo menos uma vez, certamente já nos perguntamos o que é beleza e como ela é explicada. Como justificamos o que achamos belo? Como diferenciamos o belo do feio?

Existe uma possível explicação para aquilo que achamos mais atraente para os olhos.

A existência surge da inexistência

Você já se perguntou como as galáxias são formadas? Ou porque nosso planeta, assim como o sistema solar, viaja a cerca de um milhão de quilômetros por hora pela galáxia? E porque as galáxias também estão em constante movimento? Essas perguntas podem ser respondidas, de acordo com novas teorias, pelo entendimento de um só corpo espacial: os buracos negros.

A política da religião

Os princípios religiosos podem interferir na sociedade política atual? Durante as eleições de 2014 tivemos que eleger, além de um presidente, os deputados federais que iriam nos representar no Congresso Nacional. Os resultados para essa segunda categoria foram um tanto quanto assustadores: nunca houve um congresso tão conservador desde a ditadura militar. Dentre os parlamentares conservadores, […]

Um brinde ao descontrole?

Quando pensamos em balada, as primeiras imagens que vem a nossa cabeça são relacionadas à música alta, bebidas alcoólicas, dança e diversão noturna, ou seja, um ambiente que não parece propício a adolescentes. Porém, segundo R.M., proprietário de uma balada conhecida em São Paulo, que preferiu não ser identificado, o número de jovens que possuem idade menor do que a mínima permitida para frequentar o local cresce em disparada nos últimos anos, chegando a mais de 50% em algumas ocasiões.

Games: o império contra-ataca

Nos tempos atuais, videogames têm uma grande presença na vida de muitos jovens, adolescentes e adultos. Essa popularidade é tão grande que se equipara à indústria do cinema. Alguns países, como a Coreia do Sul, já consideram videogame como parte de sua cultura, já que milhões de pessoas ligam as suas televisões para assistir às competições de jogos eletrônicos, os “E-Games”, porém, infelizmente esse não é o caso do Brasil. Até o final do ano passado, a ex-ministra Marta Suplicy não considerava os “games” como cultura, porém, o novo ministro da cultura Juca Ferreira, ao contrário de sua antecessora, apoia a ideia de que videogames devem ser reconhecidos como cultura. O ministro afirmou que inicialmente fará com que haja uma diminuição de impostos e mais investimentos no setor.

Brasil frente a variação do dólar

Desde meados de 2013 o Brasil vem enfrentando uma grande desvalorização do real frente ao dólar. A alta da moeda americana acompanha a presidente Dilma Rousseff desde o último mandato. Em 2013, a cotação era por volta de R$2,15, hoje em dia um dólar equivale quase R$ 4. Diretamente ou indiretamente o aumento do dólar influencia a vida dos cidadãos brasileiros e o setor econômico do país.

Violência nos estádios brasileiros

Ir aos estádios brasileiros acompanhar jogos de futebol está se tornando cada vez mais difícil por conta da violência. Não à toa o Brasil ocupa o posto de país com mais mortes em estádios, graças a rixas entre facções que se denominam “torcidas organizadas”. Desde o final da década de 40 com o surgimento no Brasil das torcidas organizadas ou uniformizadas, o índice de mortes nos estádios brasileiros vem aumentando. Hoje em dia existem mais de 200 organizadas no Brasil, e a maioria delas já brigou entre si por causa de futebol, comprometendo vidas e depredando patrimônios.