// arquivos

Arquivo de September, 2015

Fone de ouvido: seu futuro por um fio

A música é algo que muitos gostam e está presente na vida de todos, independentemente do que fazem. Atualmente, há duas maneiras principais de ouvir música: utilizando caixas de som, o que permite que todos em volta ouçam, ou o fone de ouvido, que faz com que a música fique privada para quem está de fone. Um grande problema atual é o uso excessivo do fone de ouvido, o que vai acabar causando, futuramente, um problema de audição. Além disso, quando estamos usando o fone, ficamos “presos” no nosso mundo, na música que escutamos, perdemos a chance de socializar com pessoas novas e de receber críticas de outros ao redor em relação ao que estamos ouvindo. – Por: Julia Kokron.

Estupro: universidade reprova?

Os escândalos de violências sexuais envolvendo universidades, em destaque a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), geraram uma CPI na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que registra mais de 110 suspeitas de abusos sexuais num intervalo de 10 anos. Houve relatos de abusos, não apenas sexuais, em sete instituições, como Unicamp, Unesp, Unifesp, PUC-SP e PUC-Campinas. A cultura do trote violento e a apologia ao estupro nas universidades do Brasil é uma questão extremamente preocupante. As universidades não influenciam apenas na carreira profissional de seus estudantes, seu ambiente e a forma como as pessoas se relacionam; podem influenciar de forma significativa sua personalidade.

EUA e Cuba, vizinhos de novo

Desde 1960 com obstáculos ao comércio e às relações econômicas entre os dois países, devido à ascensão de Fidel Castro ao poder e consequentemente da implantação do comunismo em Cuba, Estados Unidos e Cuba finalmente retomam as relações diplomáticas.

Sabesp: a última gota?

Sabendo usar, não vai faltar, alerta o slogan da Sabesp. Infelizmente ainda existe uma ausência de conscientização da população em relação à crise: mesmo com a nova ferramenta do governo de aplicar multas para aqueles que consomem uma excessiva quantidade de água e um bônus para os outros que economizam, permanece o alerta de cuidado com a seca. Aqueles que sabem usar, fazem campanhas e incentivam os outros a fazer a economia. É importante a colaboração de todos nessa hora que mais precisamos nos unir para superarmos esse momento difícil.

Da cidade da garoa à seca

Como uma cidade tão chuvosa passou a ser tão seca? E como isso afeta as nossas hidrelétricas? Bom, a resposta vem do norte do país, da destruição da Floresta Amazônica. Em 2010, o sistema Cantareira chegou a 97,5% da sua capacidade, maior volume dos últimos setenta anos. Em 2014, a mesma represa chegou ao 13,6%, utilizando o conhecido volume morto (últimos 20%). Atualmente, a situação não está muito diferente do ano anterior. Continua abaixo do volume morto, mas o que será que causou essa mudança tão drástica?

Epilepsia: medo por que?

Vista como motivo de preconceito, vergonha, exclusão social e até mesmo possuição demoníaca, a epilepsia teve seu primeiro aparecimento na Idade Média há aproximadamente 5000 anos. Acreditava-se naquela época que espíritos malignos invadiam os corpos das pessoas e que para apaziguá-los eram necessárias orações, oferendas e até mesmo internação psicótica. Afinal, somente uma divindade sagrada poderia provocar no homem uma queda e diversas convulsões e depois abandona-lo como se nada tivesse acontecido.

Sua morte por encomenda

Lorenzo Schoonbaert nasceu na Bélgica, em 1974. Aos 21 anos, uma notícia mudou radicalmente sua vida: ele estava com câncer. Durante 20 anos, lutou bravamente contra a doença maligna, passou por 37 cirurgias e nada. Enfim, aos 41 anos, quando já estava em fase terminal, Lorenzo optou pela morte. Em seu país, a eutanásia é permitida devido às leis liberais. Porém, um amor fez com que o belga adiasse o dia da sua morte. Fã do Club Brugge, tradicional time de futebol da Bélgica, Lorenzo optou por assistir uma última partida no estádio do seu time. Mas você sabe o que é a eutanásia? Sabe onde é permitida?

Internet, avanço ou retrocesso?

Em pleno século XXI, a internet é de extrema importância para todos nós, tanto na escola, como no trabalho e na vida social. Porém, como tudo em excesso, a internet se não regulada e utilizada com cautela pode nos atrapalhar. É evidente que a internet nos traz diversos benefícios, mas de acordo com estudos realizados pela University College of London, seu uso acaba prejudicando principalmente os estudos de jovens e adolescentes.

A Copa da escravidão

A Copa do Mundo de 2022 ainda não começou, mas está nas manchetes do mundo inteiro. Mas não pelos motivos desejados. O governo do Qatar está sendo acusado de uso de trabalho escravo na construção dos estádios que serão utilizados no evento.

Torcidas (mais) organizadas

Um problema que todos os anos vem crescendo no Brasil é o comportamento das torcidas de futebol organizadas. Algumas, é claro, se comportam de maneira correta, outras no entanto deixam a desejar. Por que em outros lugares do mundo o comportamento tende a ser melhor? Existe alguma explicação?