// arquivos

Arquivo de April, 2015

Engenharia: diversificação e desafio

A escolha de uma carreira pode ser um dos momentos mais difíceis e confusos para um jovem. Por isso, o contato com profissionais das áreas de interesse é muito importante. A engenheira química Adriana Mazur Barboza, com pós-graduação e mestrado em meio ambiente e ecologia aplicada (além de licenciatura em matemática), dá detalhes sobre a carreira, a escolha da profissão, o curso e os desafios da engenharia.

A receita para o sucesso na farmácia

Com o avanço das pesquisas das indústrias farmacêuticas, o mercado para os profissionais parece ser cada vez mais promissor, assim como as inúmeras oportunidades de atuação. Atualmente existem mais de 70 atuações para o profissional da farmácia. Entre elas, podemos citar a própria indústria farmacêutica, a de cosméticos, fiscalização sanitária, hospitais e auditoria em saúde. A entrevista que segue abaixo é com Poliana Carvalho Franco, de 27 anos, que trabalha com farmácia homeopata na farmácia PharmaPerez.

Um raio X da Medicina

Com a maior nota de corte do vestibular, a Medicina é o curso mais concorrido do ensino superior brasileiro. São seis anos de faculdade com aulas em período integral que exigem uma enorme dedicação do estudante, tanto para ingressar quanto para concluí-la. Para saber mais sobre a carreira, entrevistamos o oftalmo-cirurgião Gustavo Fernandes Resende, 36 anos, que esclareceu algumas dúvidas sobre a profissão.

Em forma, o bem-estar agradece

O profissional formado em educação física pode exercer várias funções relacionadas a esportes e saúde. A formação na área permite ao educador atuar diretamente no campo de ensino e, se o bacharelado for adquirido, poderá trabalhar como técnico ou preparador físico. O curso é constituído por matérias biológicas e esportivas, que se aprofundam na fisiologia, anatomia e no conhecimento de algumas modalidades esportivas. Os interessados na carreira devem se identificar com atividades físicas e bem-estar, além de serem dinâmicos e comunicativos. A carreira proporciona uma rotina diversificada, sendo recomendada para aqueles que não gostam de monotonia. Na entrevista a seguir, concedida pelo treinador de natação do clube Paineiras Regis Mencia, formado da faculdade Camilo Castelo Branco, poderemos descobrir a trajetória de um profissional ativo no ramo.

Os novos direitos

Como muitas pessoas ainda têm dúvida sobre a carreira que pretende seguir, entrevistamos o advogado Carlos Eduardo Pereira Teixeira para esclarecer algumas dúvidas, como qual a importância de sua profissão na sociedade.

Os passos para o futuro, com a carreira na ponta dos pés

Andreza Scheepmaker dança desde os sete anos; começou com o ballet clássico e jazz. Aos 15 anos decidiu que a dança deixaria de ser um “hobby” e sim sua profissão. Com a ajuda de sua professora, começou a fazer curso para se especializar. Aos 21 anos já tinha o certificado para poder dar aula. Sempre participou de festivais, inclusive no exterior. Hoje, deixou os festivais e assumiu a responsabilidade de dar aula de ballet na Companhia Athletica e em uma escola de dança Dept Cult. A dançarina conta, em entrevista, sua história profissional, os obstáculos enfrentados, as conquistas e os desafios da profissão.

Onde estiver o ser humano, existem as Relações Públicas

Lorine Freitas tem 26 anos, é formada em Relações Públicas pela Universidade Metodista de SP e faz pós-graduação em administração de empresas, pelo Insper. Trabalha na Raízen, joint venture, formada pelas empresas Shell e Cosan, com atuação no setor de energia. Atua na área de Comunicação Corporativa. Anteriormente, teve passagem pelo Grupo Andrade Gutierrez, onde atuou por 6 anos, também, na área de Comunicação Corporativa. Ela explica o papel do profissional de Relações Públicas: “Minha responsabilidade com o público é engajá-lo e informá-lo de forma ética, responsável e efetiva, para garantir que todos estejam informados sobre os temas de negócio da empresa e suas atividades”.

A carreira mais econômica

Em um mundo cada vez mais globalizado, a economia mundial se torna cada vez mais unificada, abrindo espaço para diversas áreas de trabalho, entre elas a economia. Eduardo Rosa Leite é formado em ciências econômicas, trabalha como tesoureiro no banco HSBC há 15 anos. Como um profissional da área das ciências econômicas, ele trabalha analisando e estudando a economia não de modo específico, mas como um todo, das mais diversas áreas, procurando gerar lucro para sua empresa. Tendo em mente que as mais diversas mudanças no mundo afetam diretamente a economia global, estar sempre atualizado sobre a política e a economia mundial é fundamental para seu trabalho.

Psicologia: mundo da mente, mundo da vida

Psicologia é o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as interações com o ambiente físico e social. Ela procura descrever sensações, emoções, pensamentos, percepções e outros estados motivadores do comportamento humano. Durante entrevista com Maria Eugênia Dutra Muniz Carvalho, formada em psicologia na faculdade UNISANTOS, graduada na USP e atualmente bacharel na empresa Recanto PSI (espaço de aprendizagem e psicologia) e neuropsicológa no departamento de neurologia da US tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre sua área de atuação.

Em cena, a produção audiovisusal

A produção audiovisual abrange todos os tipos de projetos envolvendo áudio e imagem, como cinema, internet e TV. Para falar sobre a sua experiência dentro do mundo de audiovisual, João Pinheiro de Morais Monteiro, há 25 anos formado no campo, cedeu-nos uma entrevista para falar um pouco sobre sua experiência pessoal.