// arquivos

Arquivo de February, 2015

Embalagem plástica para a geração Mattel

Em uma sociedade obcecada pela perfeição, cirurgias plásticas e intervenções físicas são cada vez mais comuns: rinoplastias e implantes mamários são considerados normais e aceitáveis. Todavia, tais intervenções parecem não atender aos desejos de uma minoria que leva seus corpos até o limite, apenas para ficarem semelhantes a meros bonecos de plástico. Há o surgimento crescente de uma massa de pessoas que através de cirurgias plásticas busca atingir um determinado modelo estético exagerado. As “Barbies” e os “Kens” humanos chocam por sua adoração ao padrão corpóreo dos famosos bonecos da Mattel. Mas, afinal, até que ponto um ser humano está disposto a arriscar a própria saúde? E de onde surge essa vontade tão compulsiva? – Por: Amanda Andari e Luana Abrao.

Tatuagem é pessoal, não pública

Na era pré histórica, em meio a tantas guerras e batalhas, os guerreiros e soldados se feriam facilmente, e muitas vezes sofriam graves cicatrizes . Aquelas marcas eram um sinal de bravura e de poder para os homens, que com o tempo passaram a se marcar voluntariamente, trabalhando seu corpo em desenhos e símbolos com significados pessoais, ou simplesmente por estética. A grande polêmica gerada pelas tatuagens é a transmissão de uma imagem suja, às vezes até rebelde, que influencia diretamente a vida de jovens que se candidatam a entrevistas de emprego e outros eventos em suas vidas profissionais.

Bom dia, saúde!

Falta de tempo, sono, falta de fome, enjoo, desejo de emagrecer. Essas são algumas das desculpas que cerca de 45% das pessoas dão para não realizarem a refeição mais importante do dia.

A arte supera os estigmas

As doenças psíquicas afetam o cérebro, conduzindo os pacientes a deterioração de um pensamento organizado. Existem diversos tipos de psicoses, com diferentes graus de intensidade, porém uma das mais conhecidas por nós é a esquizofrenia. Essa patologia é uma doença crônica, (que se desenvolve geralmente na adolescência e na fase adulta) e transporta o paciente para além da realidade, ou seja, um mundo restrito a si mesmo, em que nada que se passa ao seu redor o afeta. Os fatores desencadeadores da doença são: a genética, o contato do humano com o meio em que está inserido, ou seja, o estilo de vida.

Desvendando um psicopata

Sempre tive a curiosidade para saber mais sobre os psicopatas, algo neles me intrigava. Como eles conseguiam fazer coisas como liderar e até matar sem nenhuma dificuldade? E o que causava esse distúrbio mental? Nascemos psicopatas ou nos tornamos um? Será que eu tenho amigos psicopatas e não sei disso? Tinha essas e muitas outras perguntas, então resolvi fazer algumas pesquisas e descobri coisas muito interessantes sobre esse mundo sem emoções.

Doping: uma dose de trapaça

Doping (ou dopagem bioquímica) é a utilização de drogas e diferentes métodos para melhorar o desempenho de um atleta. Além de poder prejudicar a saúde, é completamente antiético. Muitas pessoas conhecem a definição desse ato, mas não sabem realmente como funciona. A Agência Mundial Antidoping é responsável por administrar a política antidoping e os regulamentos das organizações esportivas pelo mundo. A associação tem um código que determina a lista de substâncias proibidas anualmente. Existem basicamente quatro tipos: estimulantes, que excitam o sistema nervoso; anabolizantes, que alteram o metabolismo; calmantes, que relaxam os nervos, e diuréticos, que eliminam água do organismo.

Finalmente, a nação do futebol

Após o descaso da CBF em relação às suas reivindicações, jogadores começaram a fazer protestos em campo antes do início das partidas, mesmo sob ameaça de cartão amarelo caso os jogadores resolvessem retardar o início do jogo. Finalmente, organizaram-se em uma entidade: o Bom Senso F.C. luta para expandir a divisão para 48 times jogando de 34 a 38 vezes por temporada, proporcionando um volume maior de jogo, e uma renda constante para jogadores desses clubes.

Hackers: o fim da privacidade

A tecnologia que nos rodeia em computadores, tablets e smatphones foi criada com um propósito básico: ajudar-nos em nossas tarefas cotidianas. Porém, ela pode ser prejudicial se for usada contra nós, como por exemplo, no caso da invasão de privacidade da atriz Jennifer Lawrence. Com o número crescente de pessoas comprando iPhones e iPads, será que não somente ela está vulnerável? Atualmente, com arquivos e fotos sendo salvos na nuvem , será que qualquer um de nós pode ser o próximo?

Mídia critica ou reforça alienação?

Podemos confiar cegamente na mídia? Será que as informações não são manipuladas? Já pensou que você pode estar alienado?

Intercâmbio: conexões culturais

A globalização de fato interliga o mundo em várias esferas políticas, culturais e econômicas. A todo instante nos deparamos com outras culturas em meio a nossa rotina.A exigência de estender nossas perspectivas para outras nações vem se tornando mais forte em meio as várias miscigenações culturais.Os programas de intercâmbio estão sendo procurados cada vez mais como forma de quebrar fronteiras e expandir horizontes. A experiência de viver uma nova cultura faz com que povos distintos respeitem diferentes costumes, não esquecendo que no fundo somos todos iguais.