Arquivo de November, 2013

O fim do sofrimento por uma vida

Uma forma de demonstrar o poder humano sobre o próprio falecimento, a eutanásia consiste na prática de adiantar a morte de um paciente em estado terminal, com uma doença incurável e que traga dor e sofrimento para o enfermo. A legislação brasileira dá tanta importância para a condenação de práticas de eutanásia que erros absurdos e fatais ocorridos dentro de hospitais passam despercebidos pela falta de monitoramento, como as suspeitas recentes em Curitiba. O fim de uma vida de sofrimentos está nas mãos do governo, porém a administração pública não irá sentir as dores que são passadas pelos enfermos, preferindo assim, cegar-se e fazer com que um ser humano viva uma vida morrendo. – Por: Paola Moraes e Renata Almeida.

A catástrofe do ensino brasileiro

Há um abismo que separa educação pública e privada no Brasil – e a grande maioria das pessoas está ciente desse fato. Não é raro ver em jornais notícias sobre violência cometida pelos alunos, sobre os baixos salários dos professores ou ainda sobre a precariedade das escolas. Mas, vendo esporadicamente e vivendo longe dessa situação, esquece-se o quão miserável está a educação do país.

Samurai e Dragão em conflito

Nos últimos anos, o petróleo tem sido a principal fonte energética do mundo. Juntamente com o gás natural, essas riquezas naturais foram o principal motivo para iniciar um conflito entre as já rivais potências China e Japão. Esse conflito geopolítico teve início em Janeiro de 2013, e teve como causa, o interesse de ambos os países em conquistar sete ilhotas no mar da China, onde o gás natural e o petróleo se encontram em abundância. Esse conflito ainda não veio a atingir o seu ápice, com medidas físicas e com instrumentos bélicos prontos para o ataque. Mas existe uma grande tensão eminente entre essas duas nações.

O poderoso chefão da Terra

O Papa tem uma grande importância religiosa para os católicos pois ele é o representante de deus na terra. A sede do papado é no Vaticano, onde a Igreja possui bancos, basílicas, tribunais, entre outros, todos comandados por líderes da Igreja católica.

ONU estudantil paulista

Anualmente ocorre o Fórum FAAP, na Fundação Armando Alvares Penteado. Tal acontecimento é a simulação, geralmente tendo duração de cinco dias, de debates entre os países membros da ONU (Organização das Nações Unidas). Estes países são representados por alunos do ensino médio de escolas do Estado de São Paulo. A última edição, a nona, já ocorrida neste ano, foi vencida pelo colégio Santa Maria da zona sul da capital. Mas como funciona este fórum? E por que os participantes gostam tanto?

Chorão, o poeta das ruas

Chorão, integrante e líder da banda Charlie Brown Jr, nasceu em São Paulo no dia 9 de Abril de 1970. Foi um cantor, compositor, roteirista, empresário e poeta brasileiro que infelizmente morreu no dia 6 de março desse ano. A morte do artista foi causada por uma overdose de cocaína, que nos leva a concluir o quanto esse ídolo brasileiro era dependente de tais substancias. Alexandre Magno Abrão (verdadeiro nome de Chorão) utilizou demasiadamente a droga no dia de sua morte, comprometendo ainda mais seu estado de saúde que já não estava favorável, pois esteve em contato com outras drogas, como a maconha, além de discussões frequentes que teve com sua ex mulher o deixando “depressivo”, numa situação instável.

Ameaça ao protocolo de Kyoto

A redução de emissão de poluentes tem sido discutida com bastante polêmica e veemência nos últimos anos. O Protocolo de Kyoto, baseado nas ideias da agenda 21, discute o que nós podemos fazer para diminuir o impacto de nossas ações em relação ao meio ambiente, ou mais especificamente, o que o governo pode fazer para diminuir a emissão de gases como CO2 e SOx em seu país. Apesar do grande passo dado em 1997, ainda faltava um importante aliado nessa luta de preservação do meio ambiente: os Estados Unidos da América – segundo maior emissor de poluentes do mundo, ficando atrás apenas da China, representa cerca de 14,5% do total de poluentes emitidos- demorou longos 15 anos para se render a essa discussão ambiental.

A Copa assombra o Brasil

A menos de um ano para a abertura da Copa do Mundo, o Brasil apresenta uma série de problemas que podem atrapalhar sua realização. A falta de investimento no transporte público, o mau planejamento da maioria de aeroportos do país e a falta de segurança são os principais problemas que pessoas que vem de fora ou até mesmo os brasileiros irão enfrentar ao decorrer do evento. Mas além de trazer problemas para os telespectadores, trará problemas para o Brasil pelo alto investimento em estádios – muitos dos quais ficarão sem uso após a Copa do Mundo de 2014.

Séculos de futebol

Futebol, um esporte amado por toda a nação brasileira e uma paixão mundial. Quando esse esporte chegou ao Brasil? Como eram os seus espectadores? Como eles são atualmente? Quais as suas principais diferenças? E de onde surgiu o termo torcedores? Para essas respostas, é possível visitar o museu do futebol no estádio Pacaembu, em São Paulo.

E-Sports: real ou ficção?

Nossa geração nasceu na era tecnológica: computadores, celulares, televisões… a tecnologia está muito presente na nossa vida e não podemos mais nos imaginar sem ela. Algo muito presente nessa tecnologia são os jogos e vídeo games. “E-Sports” é como são conhecidas ou intituladas as competições de jogos pelo mundo todo. Do mesmo jeito que basquete e futebol são chamados de “esporte” e as pessoas que jogam são esportistas, os games, quando jogados competitivamente, são chamado de “E-Sports” e os jogadores são “gamers profissionais”.