Arquivo de June, 2013

A revolta dos injustiçados… pela internet

A humanidade chegou a um ponto em que a internet exerce tanta influência em nossas vidas que mudanças e regras tiveram que ser impostas para controlar o mundo virtual, evitando que pessoas sejam prejudicadas pelo mau uso da rede. Temos, antes de tudo, que pensar nas empresas e pessoas que são prejudicadas pelo atual sistema que rege nossa rede, pois dependem de suas vendas para progredirem. As leis de combate à pirataria pretendiam bloquear os compartilhamentos gratuitos de música, livros e filmes, que atualmente são facilmente “baixados” da internet, por diversos meios. Mas a reação dos usuários pode alterar o caminho dessas propostas de controle da rede. – Por: Nicholas Perry e Klaus Gennari

Um vilão a mais ou a menos?

Você já deve estar cansado de ouvir sobre os problemas que a África enfrenta, a fome, a miséria, as doenças que causam incontáveis mortes todo ano. Mas, mesmo assim, isso nunca foi assunto para se discutir em redes sociais e rodinhas de amigos, até o documentário KONY 2012 ser postado no site Youtube. O principal objetivo do documentário é expor Joseph Kony, Líder da LRA (Lords Resistence Army), e as atrocidades que vem cometendo como sequestrar crianças e obrigá-las a lutar em seu exército. O vídeo conseguir centenas de milhões de visualizações e vem sendo compartilhado em todas as redes sociais. Mas, junto com o sucesso, vieram as criticas.

Preços além do primeiro mundo

O consumidor brasileiro paga pelos carros mais caros do mundo – e não são apenas impostos que fazem os preços serem elevados.

De olho na lousa, ou na tela?

Atualmente é muito mais difícil manter a atenção dos jovens nos estudos, já que existem novas tecnologias que podem tirar o foco dos adolescentes. Porém, essas mesmas “máquinas” podem ser grandes aliadas dos educadores que, se souberem como agir, podem usá-las a seu favor.

É possível parar São Paulo?

Ao morar em uma cidade grande, estamos sujeitos a diferentes problemas que nem sempre são resolvidos rapidamente. O que aconteceria se uma dessas cidades ficasse só por três dias sem receber combustível em postos de gasolina? A resposta é simples: ela começaria a entrar em colapso.

Uma cidade de tanque vazio

Em março deste ano entrou em vigor uma lei que diz que os caminhões não podem circular em algumas rodovias em certos horários. Isso causou revolta para aqueles que entregavam combustível pela cidade, pois a mudança de horários atrapalhava suas rotinas, fazendo com que eles fizessem uma greve. Isso mesmo: eles pararam de entregar combustível na cidade. Por mais que a greve tenha acabado, ainda ficou no ar a pergunta: o que faríamos se acabasse o combustível?

Mudar o mundo com as crianças

A palavra Pedagogia vem do grego paidós, criança, e agogé, condução. Um pedagogo trabalha pra garantir e melhorar a educação, supervisionando o sistema de ensino, auxiliando alunos e profissionais. Estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais. Tem função fundamental na sociedade, já que tem como objetivo promover mudanças comportamentais, auxiliar o docente na formação de cidadãos conscientes e também na coordenação de problemas sociais. Nossa entrevistada é Conceição Rigobeli. Ela se formou na PUC em 2002, mas já leciona há 25 anos. Ela trabalha na Escola Estadual Paulo Setúbal e é professora do Ensino Fundamental I. Ela nos contou que desde adolescente já gostava de ajudar as crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem, trabalhando o conteúdo com esses alunos em aulas de reforço. O que a motivou a estudar pedagogia foi gostar de crianças e poder ajudá-las a superar as dificuldades de ensino.

O papel do jornalismo

Como conseguiríamos informações de todos os lugares do mundo se não existissem pessoas dispostas a buscá-las e compartilhá-las? Esse é justamente o papel do profissional formado em jornalismo, que pode atuar em diferentes áreas, como: rádio, televisão, repórter fotográfico, web jornalismo, jornalismo impresso, produção e edição de impressos, assessorias de comunicação e de imprensa.

E lá no fundo do mar…

A Oceanografia, ou Oceanologia, estuda todas as formas de vida existentes no ambiente marinho e suas características geológicas, físicas e químicas. Nesses espaços ainda há muito que se descobrir, pois, ao contrário dos ambientes terrestres, eles não estão profundamente mapeados e ainda não foram explorados totalmente, o que possibilita novas descobertas de recursos energéticos, como o Pré-Sal no Brasil. Além disso, o ambiente aquático também serve como diversão e espaço para transportes. O profissional dessa área tem um extenso campo de trabalho, podendo trabalhar na preservação ambiental, criando projetos para proteção dos animais marinhos, por exemplo, em pesquisas, estudando aspectos do solo daquele ambiente, analisando qualidade da água e administrando áreas de proteção ambiental.

Exercício, saúde e compromisso

De acordo com o IBGE, em 35 anos(1974-2009), o excesso de peso entre homens maiores de 20 anos quase triplicou (18,5% para 50,1%) e a obesidade cresceu mais de quatro vezes (2,8% para 12,4%). Nas mulheres, o excesso de peso foi de 28,7% para 48% e a obesidade aumentou mais de duas vezes (de 8% para 16,9%). Para combater essa tendência, Thiago Silva enfatiza o papel do profissional de educação física para promover a saúde das pessoas, apontando os benefícios da prática de exercícios rotineiros. “Um dos grandes problemas é fazer com que as pessoas estejam sempre motivadas”, afirma Thiago. Para mostrar a dificuldade das pessoas em se empenhar , ele se utiliza de novas técnicas e argumentos para adquirir maior motivação em seu treinamento.