// arquivos

Arquivo de May, 2013

Marketing verde, a boa nova das propagandas

Nos últimos anos a preocupação com o meio ambiente cresceu tanto que o termo “sustentabilidade” já virou até modismo. Empresas investem cada vez mais na proteção do meio ambiente para ter como diferencial algo que agora chama muito a atenção de consumidores: a responsabilidade ambiental. Mas de onde veio essa preocupação? Essas ações refletem uma preocupação genuína com o ambiente, ou são somente um estímulo ao consumismo deliberado? – Por: Guilherme Mariano e Giuliane Frassati.

“Tackleando” um preconceito

Em um país em que o futebol é cultuado por milhões quase como uma religião, esportes de menores expressão sofrem diversos preconceitos por parte daqueles que não conhecem suas histórias, a preparações e o objetivos dos mesmos. E a lista destes ‘renegados’ é grande, podendo-se citar o Mixed Martial Arts (que vem notoriamente ganhando seu lugar devidamente merecido na mídia), o Futebol Americano, e o famoso Rugbi, esporte sobre qual será decorrido o assunto.

Perigos por trás dos rótulos

Há milhões de produtos e substâncias orgânicas e inorgânicas que utilizamos no nosso dia-a-dia, sendo elas, provenientes da natureza ou elaboradas industrialmente. O ciclo de vida desses produtos vai além dos dias que os utilizamos, muitos deles se infiltram no solo, ar, rios, mar e até em nosso corpo. Com isso seus benefícios, podem virar grandes perigos, já que pesquisas apontam que seu uso indevido e o descarte incorreto expõem o ecossistema e os seres humanos a novos contaminantes.

A (des)organização do trânsito

Olhamos em volta e pensamos se realmente há alguma diferença entre o antes e o depois em relação à lei sobre o tráfego dos caminhoneiros em São Paulo, aprovada em abril de 2012 em São Paulo. Será realmente uma melhora? Ou melhorará apenas por uns dias e depois tudo voltará ao normal? Essa é a dúvida que não quer calar.

Explosões solares: risco distante

No dia 8 de março de 2012 aconteceu uma das maiores explosões solares até então registradas por nós. Segundo a Nasa, a explosão pode trazer pequenos efeitos na Terra e afetar os sistemas de posicionamento global (GPS), satélites e redes de energia – o que pode fazer com que aviões mudem suas rotas.

Nutrição: a energia da saúde

O mundo encontra-se em constante desenvolvimento e, por isso, as sociedades humanas estão, cada vez mais, em diferentes estágios com novas necessidades. São essas diversas necessidades criadas pelo ser humano que são responsáveis, principalmente, pela abertura de novos rumos para os mais variados tipos de mercado de trabalho. Uma das profissões que tem sido beneficiada com esse crescimento é a nutrição. Com muita frequência e erroneamente, as pessoas tendem, ao se falar de nutrição, atribuir a essa carreira uma única atuação que se resume à formatação de uma alimentação saudável a um determinado paciente de uma clínica. É certo que o instrumento básico de qualquer área de atuação desse profissional seja o alimento, no entanto, hoje em dia, o mercado de trabalho de um nutricionista pode ser considerado um dos mais variados.

Direito, o pilar da sociedade

Direito é o conjunto de normas jurídicas e leis que regem um país. É essencial para o bom funcionamento da vida em sociedade, pois define os direitos e obrigações entre as pessoas, resolvendo conflitos de seu interesse e regulando todas as situações. Para toda infração cometida, existe uma lei que a pune. A segurança somente existe se ela não for atacada e uma vez atacada sempre existirá uma punição por meio de uma lei, decreto, norma ou regulamento. Dessa forma, todos os problemas que envolvem a segurança têm, também, relação com o Direito.

Cinema: a vida na grande tela

Cinema é uma profissão que sofre certo preconceito por ser uma profissão artística, mas a verdade é que ser um cineasta requer muito estudo e determinação.

Publicidade, o ramo das ideias

Diferente do que muitos pensam, publicidade e marketing não são a mesma coisa, mas estão ligados. Na verdade, publicidade é um dos 4p’s existentes dentro de marketing, junto com produto (em inglês, product), preço (price) e lugar (place). Há dois grandes desafios para o publicitário, e seriam eles: tornar o produto conhecido na sociedade e criar vontade nos consumidores de tê-lo. Graças a isso, uma das características mais importantes do publicitário é a criatividade: eles são obrigados a criar as melhores ideias possíveis para mostrar para o consumidor o quão interessante seu produto pode ser.

Fisioterapia: cuidado vital

Fisioterapia envolve técnicas usadas no tratamento e na prevenção de doenças e lesões, assim, previne, diagnostica e trata disfunções do organismo, como machucados por acidentes ou má formação genética. Para isso, usa métodos como massagem e ginástica ou faz tratamento a base de água (hidroterapia), calor e frio (termoterapia) e aparelhos especiais. Nossa entrevista foi realizada com a profissional Giselle que estudou na PUCCAMP (Pontifícia Universidade Católica de Campinas), e realizou seu mestrado lá também. Atualmente Giselle leciona na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo).