// arquivos

Arquivo de May, 2012

Intolerância e liberdade

Em um país em que a democracia vigora e as pessoas são supostamente livres, é possível evidenciar um comportamento nocivo adotado por muitos membros da população: um comportamento intolerante em relação ao diferente e à mudança. No Brasil, estão presentes muitas manifestações desse comportamento, como a discriminação por religião, sexo, raça e classe social. Até que ponto a intolerância é natural e esperada e quando ela passa dos limites, privando as pessoas da liberdade de ser? – Por: Ana Paula Muche Schiavo.

Ler, escrever e se comunicar

Estudar toda a gramática e literatura da língua portuguesa novamente para virar professor. Essa é a equivocada ideia que a grande maioria das pessoas tem quando pensam a respeito do curso de Letras e sua formação. Mal sabem elas que, apesar de a carreira de professor ser a de maior destaque no mercado de trabalho, o profissional de Letras também pode atuar como crítico literário, pesquisador, resenhista, tradutor, agente literário e revisor de textos. O curso também é abrangente e, geralmente, inclui disciplinas como cultura brasileira e sociologia, além de uma ou mais línguas estrangeiras. A nossa entrevistada sempre gostou de literatura e idiomas, mas foi só no decorrer do curso que ela se apaixonou verdadeiramente por esses temas. Ruth Sá é uma experiente professora de Língua Portuguesa formada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da USP. Ruth deu aulas durante 25 anos em vários colégios particulares de São Paulo, especialmente no Ensino Fundamental. Hoje em dia, faz parte da equipe de Apoio Pedagógico da Escola Viva. O blog A Hora e A Vez procurou, a partir da entrevista, esclarecer as principais dúvidas e curiosidades que surgem a respeito do curso de Letras e sua área de atuação, assim como um pouco da experiência de Ruth como professora.

Uma pitada de sal

Única. Essa é a palavra perfeita pra descrever uma profissão tão recente e inusitada como é a de Gastronomia. Uma profissão que requer paixão pela arte de cozinhar, determinação e, principalmente, vontade de se provar em um mercado de trabalho preconceituoso, que raramente está aberto para o que é alternativo. Nosso entrevistado, Luiz Cezar Coelho Souto de Araújo, dono do restaurante francês “Santa Rita” em Moema, além de ser um empreendedor nato, possui um conhecimento vasto e altamente fundamentado. Formado em Odontologia pela Universidade de São Paulo e em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, Luis é, atualmente, professor e mestrando em Hospitalidade da mesma instituição. Desfrutando de seus novos conhecimentos, ele nos recebeu com muita descontração e nos serviu um prato cheio de respostas de dar água na boca.

Um trabalho através de brincadeiras

Se você que gosta de se relacionar e ter muito contato com pessoas, se você tem muita paciência e não tem preconceito com nada, a Terapia Ocupacional pode ser uma boa opção para seu futuro. Mas afinal, o que é a Terapia Ocupacional? É uma profissão que trabalha com as funções do ser humano, ajuda a reabilitar ou habilitar pessoas com dificuldades de lazer e em atividades cotidianas. É uma profissão com grande importância, porque faz com que a pessoa possa participar da sociedade, independentemente da sua dificuldade. Entrevistamos duas profissionais da área: Aline Momo, formada há 13 anos em Terapia Ocupacional pela USP (Universidade de São Paulo), pós-graduada em deficiência visual e surdez, genética das deficiências e em distúrbio do desenvolvimento; e Cláudia Silvestre, formada há 15 anos em Psicologia na Universidade São Marcos e em Terapia Ocupacional na USP, pós-graduada em neuropsicologia e reabilitação.

Publicidade, a alma do negócio

Umas das profissões mais importantes do mercado de trabalho atual é a publicidade e propaganda. Publicidade é uma atividade profissional que tem a função de catalisar as vendas de certos produtos ou serviços através de propagandas comerciais, fundamentadas em analises de mercado, e com isso fazer a economia girar. Publicidade e propaganda têm diversas áreas de atuação com grandes variedades de funções: você pode ser a pessoa com quem o cliente tem o contato direto (atendimento), pode desenvolver as campanhas com base nos dados de pesquisa (criação) ou pode até realizar as pesquisas, gerenciar a criação do produto e muitas outras opções.

O Brasil na moda

Ao contrário de muitos estudantes, Alessandra Calvi não teve dúvida na hora de prestar o vestibular. Estava certa que o mundo da moda abriria muitas portas, além de enorme satisfação pessoal. Formada há 10 anos, arruma tempo para trabalhar em várias áreas do universo fashion. É consultora de estilo, dá aula de personal stylist na Sigbol – escola que é referência para iniciantes – e ainda é convidada para dar cursos livres na faculdade Belas Artes. Aos 30 anos, se sente uma profissional realizada. “Moda é um curso muito rico e que abre diversas portas no mercado de trabalho”, afirma a consultora. Em uma conversa informal com A Hora e a Vez, Alessandra esclarece as principais dúvidas dos que sonham em ingressar na carreira e ainda revela que os estilistas brasileiros começam a ser reconhecidos internacionalmente assim como os jogadores de futebol.

Odontologia: mais um sorriso

No dicionário, odontologia é definida como “parte da medicina que trata dos dentes, suas afecções e higiene”. Mais que isso, a odontologia pode cuidar dos ossos da face, moldar e aplicar próteses, fazer laudos técnicos, radiologia e atuar em muitas outras áreas na qual se divide a profissão. Para o maior conhecimento da profissão, entrevistamos a Doutora Martha de Oliveira Dutra, odontologista especializada em Prótese, Dentística e Estética, formada na USP e também ex-professora da Fundecto (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia), que atua na área desde 1989.

A física, além da matéria

O termo “física” se origina do grego φύσις (physiké), que significa natureza. Hoje é o nome dado a um campo da ciência que estuda diversos aspectos dos fenômenos naturais e constrói explicações e descrições por meio de teorias, que devem possuir grande poder preditivo. Para conhecer mais sobre a profissão, realizamos uma entrevista com a professora Thaís Cyrino de Mello Forato, que possui Bacharelado em Física, Mestrado em História da Ciência e Doutorado em Educação, e trabalha, atualmente, como docente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

O movimento da vida

A Arte cênica da antiguidade é composta pela Dança, pelo teatro e pela música. A dança, tal como todas as manifestações artísticas, é fruto da necessidade de expressão e foi a primeira manifestação de comunicação do homem. Ela se caracteriza pelo improviso ou por coreografias, movimentos estabelecidos. É a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos que só trazem benefícios e criam uma harmonia própria. Pode ser ou não acompanhada por música.

D&D: Decoração & Detalhes

O decorador é o cirurgião plástico da casa. Também chamado de “Design de Interiores”, essa profissão se resume em planejar e montar ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade. Estuda em detalhe a área a ser criada ou reformulada, monta o orçamento e o cronograma da obra. Desenha elementos que vão compor esse espaço, como a disposição dos móveis, escolhe os adornos e revestimentos dos pisos, paredes e tetos. Pode projetar salas comerciais, residências ou espaços em bancos, escritórios, consultórios e lojas. Entrevistamos a decoradora da loja D&D, Mari Okama, 46 anos, da loja Interdomus Lafer, que nos concedeu a entrevista a seguir.