// arquivos

Arquivo de March, 2012

A futura sociedade colorida, do tabu à realidade

Antes escondida, considerado tabu ou doença psicológica, hoje a discussão sobre homossexuais e seus direitos parece “estar na moda”. Em inúmeros países, os homossexuais vêm lutando e adquirindo seus direitos. Já se dizem casados, por meio de uma união estável, e já podem até adotar filhos. Mesmo assim ainda é encontrada pelas ruas muita discriminação, desrespeito e falta de informação. A sociedade se diz moderna, porém demonstra muitos pontos em que ainda precisa evoluir – como fica evidente nas entrevistas colhidas pela reportagem na Avenida Paulista, palco da Parada Gay e dos ataques recentes contra homossexuais. – Por: Ana Gabriela Forsman e Raquel Queiroz.

Perigo em duas rodas

Todos os dias, um motoqueiro morre na cidade de São Paulo. Essa morte pode parecer pequena para nós, mas são mais de trezentos motoqueiros por ano. Além disso, normalmente, são a grande causa dos congestionamentos na cidade.

Transporte público vale a pena?

No dia 28 de dezembro de 2010 o prefeito Gilberto Kassab confirmou o aumento do preço da passagem do ônibus na cidade de São Paulo. A passagem, que custava R$2,70 passou a custar R$3,00. Essa medida de aumentar tanto a passagem foi um pouco imprudente, pois não há justificativa para tal ato, uma vez que o preço do transporte não corresponde à sua qualidade e, além disso, não foi feita nenhuma melhoria nesse sistema de deslocamento.

Celular: uma ameaça no bolso

Um problema que tem sido notado entre os jovens é o uso contínuo e excessivo de celulares ou smartphones. Diversas pesquisas têm sido desenvolvidas por faculdades como a UCLA (Universidade da California e de Los Angeles) sobre o tema e alertam a população sobre os problemas que podem decorrer do uso excessivo do celular.

Policiais sem respeito próprio

Milhões de vídeos são postados por dia no site youtube. São várias as categorias; política, esportes, música, entretenimento, humor… Muitos dos indivíduos que postam os seus vídeos sequer pensam nas consequências dessa exposição. Um vídeo que originalmente seria categorizado apenas como humorístico pode acabar tendo proporções bem maiores do que o esperado. Foi o caso do policial Queiroz que, fardado e em horário de serviço, gravou com um colega um vídeo no qual dançava a música popular “Periquita” com movimentos no mínimo ousados. Obviamente, o vídeo vazou, tendo milhões de acessos, e por incrível que pareça, sua repercussão não parou por aí.

Intercâmbio: qual país escolher?

Atualmente virou “febre” os jovens quererem fazer intercâmbio, passar meses ou até anos longe da família. O objetivo principal da família que manda o estudante para fora é o aprimoramento de uma nova língua, conhecimento de novas culturas, e para o adolescente criar certa independência e responsabilidade.

Bagagem cheia de experiências

Uma experiência muito procurada, atualmente pelos jovens entre 14 e 17 anos é o intercambio, geralmente durante o ensino médio. O estudo no exterior permite uma completa imersão em outra cultura, na qual o intercambista vive exatamente como um jovem local. Tal experiência permite não só o domínio fluente da língua como também proporciona a conquista de novas amizades – que podem lhe beneficiar decisiva e positivamente em sua formação –, o amadurecimento, responsabilidade e independência tornando-o mais flexível, adaptável e ágil para enfrentar o mundo com mais confiança e segurança, assim abrindo-lhe portas para novas descobertas pessoais e profissionais.

Guia para carreiras do futuro

Quando você está no Ensino Médio, cada dia que passa a tão assustadora hora de decidir a carreira que vai seguir para o resto da sua vida também se aproxima. Com o crescimento do nosso país, áreas de trabalho que antes eram ríspidas e inabitáveis estão se tornando mais requisitadas e necessitadas de profissionais capazes e formados. Será que carreiras clássicas como medicina ou direito garantem um futuro próspero? Com certeza elas nunca vão sair de “moda”, mas especialistas fizeram apostas em profissões vanguardistas que podem ter imenso destaque em 20 anos, ou em até menos tempo, pois algumas já são se popularizando nos dias de hoje.

Copa do Mundo: uma boa jogada?

Os custos pelas construções dos novos estádios para a Copa de 2014 realmente valerão a pena? Devemos pensar melhor sobre esses estádios, por que eles serão usados após a Copa?

Alcoolismo juvenil em números

O álcool costuma ser a droga de mais fácil acesso por jovens e adultos devido a seu baixo custo e a divulgação nos meios de comunicação. Portanto, essa é a droga que, com seu consumo em excesso, mais causa impactos sobre a sociedade, entre eles acidentes de transito, dependência alcoólica, síndrome de abstinência e danos ao fígado, comprometendo a saúde e a rotina do usuário. O uso do álcool normalmente se inicia na adolescência, pois essa é uma delicada fase e complicada de lidar. Jovens e adultos são devidamente orientados sobre os riscos do álcool e, mesmo assim, por conta de seus possíveis problemas pessoais, utilizam a bebida como um “refúgio” dos problemas e das obrigações.