// arquivos

Arquivo de February, 2012

Distração recreativa ou risco de alienação?

Nem todos sabem ao certo os efeitos físicos da maconha – ressaltada entre outras drogas devido ao seu baixo custo e popularidade. No entanto, a população massiva, alheia à situação comportamental, midiática e política, mal percebe que o uso frequente dessa droga é apenas a “porta de entrada” para vícios muito maiores, como o crack. Tal alienação resulta na incapacidade de percepção da pressão social e pouco discernimento na hora de escolher se o uso da maconha deve ou não ser feito. – Por: Gabriela Branco e Thais Ornelas

Leilões virtuais, descontos reais

Se nunca usou ou sequer ouviu falar dos renomados sites de compra coletiva ou de leiloes virtuais, é melhor se informar agora. “O Brasil já conta com mais de 1,2 mil sites de compras coletivas em operação ou em fase de lançamento”, diz o Globo, e essa moda só tende a decolar. Os leiloes online não ficam muito atrás: esses sites registraram um aumento de cerca de 25% no volume de transações aprovadas para compras de pacotes de lances, constata o Monitor Mercantil, e agora passam a leiloar até carros blindados e apartamentos. As ofertas propostas são quase inacreditáveis e podem até te fazer duvidar da credibilidade desses modelos de negócio.

Impostos chegam a 70%!

De fato no Brasil, os produtos estrangeiros são sobretaxados, ou seja, há uma cobrança excessiva sobre qualquer produto importado. Essa cobrança é resultado de uma tentativa do governo brasileiro de proteger e estimular o mercado nacional. Os altos impostos não seriam problema se fossem usados corretamente, como diz a definição de imposto: é uma quantia em dinheiro paga obrigatoriamente ao governo para suprir as necessidades de certa região. Nos países desenvolvidos essa é uma realidade verdadeira, tanto que possuem uma boa qualidade de vida. No Brasil, grande parte do arrecadado é usada par o bem pessoal dos políticos. Será esse o grande problema da desigualdade brasileira?

O outro lado das células-tronco

Nos últimos meses, um crescente número de cientistas tem concluído através de pesquisas realizadas em Barcelona, na Espanha, que as células-tronco estão vinculadas com uma das doenças mais temidas pela humanidade: o câncer. Segundo esses pesquisadores do Instituto de Pesquisa Biomédica (IRB), em cada tumor do câncer existe uma célula-tronco responsável pelo seu crescimento.

Preconceito anabolizado

Quando pensamentos em anabolizantes, pensamos apenas em pessoas que cultivam seu corpo, principalmente que praticam a hipertrofia muscular, que se baseia no grande ganho de massa muscular em um curto período de tempo. Seu uso pode trazer malefícios, mas também benefícios, como uma melhor performance no treino. Atualmente, os anabolizantes podem ser utilizados de forma terapêutica em casos como anemia, alguns tipos de câncer e atrofias musculares.

Traição precisa de motivos?

A traição não é uma atitude moderna: sempre existiu. Homens e mulheres, de uma forma ou de outra, nunca estiveram livres do “pecado” da traição. É fato que, na sociedade em que vivemos, tolerar a infidelidade masculina é sempre mais fácil que a das mulheres. Mas, ultimamente, as mulheres tem admitido dar as suas “puladinhas de cerca”.

A Co(m)p(lic)a(ção) é nossa!

Todos nós sabemos que o Brasil tem uma seleção de futebol muito boa, ou pelo menos tinha. Mas a questão agora não é essa, porque, como a Copa de 2014 será no Brasil, devemos trabalhar muito na construção de novos estádios e na reforma dos já existentes, melhorar muito os aeroportos que, além de serem pequenos, são antigos e mal estruturados. Temos que fazer de tudo para que o trânsito das cidades melhore, porque se o trânsito já é lento nos dias de hoje, imagine na época da Copa, quando o Brasil ficar lotado de estrangeiros.

Orgulho do time, pena do país?

O país do futebol será sede da copa do mundo de 2014. Mas antes da festa, há muitos problemas a serem resolvidos. Novos portos e aeroportos ainda devem ser construídos, assim como novos estádios. Os estádios antigos deverão também ser reparados. Além disso, precisamos melhorar nosso sistema de transporte público e garantir a total segurança a todos. Isso tudo sem contar que as hotelarias exigem melhorias. Ao juntarmos tudo, temos uma total clareza de que não será nem um pouco barato, muito pelo contrário, sem contar que todo esse processo necessitará uma fiscalização intensa.

Adeus ao craque brasileiro

Recentemente, o atacante Ronaldo se aposentou do futebol profissional em lágrimas. O motivo principal de sua parada foi a lesão nas costas que passa por uma difícil recuperação: seu corpo já não pode atender as exigências do jogo de futebol, motivando a sua parada definitivamente.

Qual faculdade escolher?

Atualmente a maioria dos jovens quer entrar em uma faculdade ao término do ensino médio, porém nem todos tem a felicidade de entrar na faculdade desejada devida a alta taxa de concorrência para as vagas das melhores faculdades. O vestibular até os dias de hoje tem um grande peso: determina a faculdade que estará no seu currículo na hora de admissão ou não para algum emprego. As pessoas então passaram a relacionar o vestibular com o sucesso e acham que ao passar em um bom vestibular é “meio caminho andado” para o futuro bem-sucedido.