// arquivos

Arquivo de August, 2011

Textos, câmera… trabalho!

As crianças são comumente questionadas sobre o que querem ser quando crescer. Professor, médico, cantor, veterinário. As respostas variam de acordo com as influências e com a imaginação. Na adolescência é tempo de escolher a carreira que irá ser exercida ao longo da vida. Para conhecermos um pouco mais da profissão que nos leva à 7ª arte, entrevistamos a cineasta Renata Moura. Formada primeiramente em psicologia e tendo cursado posteriormente audiovisual, Renata trabalhou em obras como Carandiru e Bróder. Na entrevista a seguir, Renata conta mais sobre o universo cinematográfico – uma das paixões de sua vida. – Por: Carolina Takahashi e Natália Rodrigues.

A carreira de dar água na boca

Quem nunca esteve sozinho em casa, morto de fome e, ao abrir o armário, se deparou com um monte de ingredientes desconhecidos sem saber como usá-los? Para os gastrólogos, essa situação não acontece. Saiba mais como é a vida dos formados em gastronomia, uma carreira recém introduzida nas universidades brasileiras. Para isso, fomos em busca de um expert na área. Anderson Leite, 24 anos, formado em Gastronomia pelo Centro Universitário Senac e especializado em Marketing pela FGV. Foi o Chefe Gastrólogo responsável pela implantação do projeto Nutra e Viva no Instituto Criar do Luciano Huck, em parceria com o Instituto Nutraeviva e a Gran Sapore. Estagiou com o Chefe francês Cristof Chabro no Hotel Transamérica, participou do processo de abertura do restaurante BeFresh, que trouxe um conceito de alimentação saudável e sustentabilidade para o Brasil. Participou de eventos na Stock Car e Fórmula 1, foi Gerente de Marketing da DOOF gastronomia, com três textos publicados e foi o monitor do evento Lixo Útil no Centro Universitário Senac.

O design de um profissional

Design Gráfico é uma profissão extremamente técnica e criativa, que se baseia na utilização de imagens e textos para transmitir ideias e conceitos de uma forma mais descontraída. Uma profissão amadurecida no século XX, hoje tem uma das áreas mais amplas. O designer gráfico atua com logotipos, revistas, marcas, camisetas, vinhetas de abertura, software, cinemas, exposições, anúncios, etc. Para o esclarecimento de algumas dúvidas sobre essa conceituada profissão, entrevistamos o designer gráfico Fábio Malx, 33 anos, formado pela FAAP em 1999.

Fisioterapia, corpo e alma

Uma profissão que cuida do intelecto e do físico, assim define o renomado fisioterapeuta Thiago Takara. Em entrevista concedida ao blog A Hora e a Vez, o fisioterapeuta Thiago Takara, da clinica Espaço O2, localizada próximo ao Parque do Ibirapuera, conta um pouco sobre a sua profissão, sua trajetória até a independência financeira e até mesmo alguns problemas gerados pela profissão, que quase lhe custaram a vida.

O sorriso do odontologista

Entrevistamos um profissional na área odontológica, o doutor Francisco Monteleone. Na entrevista, ele conta um pouco mais sobre sua carreira. Ele explica como essa profissão é um pouco mais complicada do que parece e os benefícios que ela traz, fisicamente e psicologicamente.

Veterinária: uma profissão animal

A medicina veterinária é uma profissão que varia desde trabalhar em frigoríficos até em zoológico. Como o trabalho no pet shop tratando de cães e gatos é a escolha mais comum dos formandos, as pessoas acostumaram a pensar que os veterinários apenas trabalham nesse tipo de ofício. Para mostrar a diversidade dos ofícios de um veterinário, entrevistamos o Dr.André Grespan, profissional formado em medicina veterinária, cujo ofício é na cliníca WILDVET de animais exóticos (não aceitam cães e gatos) em São Paulo na Rua Casa do Ator, 657.

Os parafusos da mecânica

O engenheiro mecânico é responsável por diversas tarefas, como o planejamento de projetos, a especificação de máquinas e a análise de processos mecânicos. Realiza também tarefas como estudos da viabilidade técnica e econômica de máquinas e processos na aplicação do dia-a-dia. O profissional da área pode supervisionar a produção, calcular a quantidade de matéria-prima necessária, providenciar moldes das peças em que trabalha, criar protótipos de seus projetos e testar os produtos quando acabados. Há a opção de uma carreira autônoma ou então dedicada às vendas. Marcus Zucchini, 50 anos, foi formado em Engenharia Mecânica pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) e trabalha há 25 anos na empresa Dana Spicer Auto Peças Ltda como Diretor de Operações de Componentes de Suspensão do Mercosul. Após cinco anos de graduação e quatro de mestrado, diz ter encontrado na Engenharia a profissão ideal.

Fonoaudiologia: soltando a voz

O fonoaudiólogo é um profissional da saúde e atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área da comunicação oral e escrita, voz, audição/sistema nervoso e musculatura facial. Pode atuar sozinho ou em conjunto com outros profissionais de saúde em clínicas, creches, escolas. Além disso também trabalha com distúrbios na alimentação, como disfagia e outras dificuldades alimentares. É ele quem reabilita pacientes com problemas de linguagem como a dislexia e de pessoas que tem língua presa ou outros problemas de linguagem devido a perda auditiva. Trabalha com pessoas que tem problemas na musculatura facial por causa de um AVC ou com pessoas que tem paralisia facial e também com pacientes com problemas na arcada dentária, trabalhando junto com um dentista nessa área. Também trata de pacientes com labirintite que faz parte do sistema auditivo e nervoso. Realiza exames audiométricos, sendo o profissional especializado na audição e na reabilitação de voz.

Zoo… o quê? Tecnia?

Algumas profissões são pouco conhecidas e entre elas, está a Zootecnia. Que ‘diabos’ um zootecnista faz? Aliás, por qual motivo ela é pouco conhecida? Para tudo se tem uma explicação! Segundo Eliza Garcia, com Doutorado em Zootecnia pela USP, especializada na área de metabolismo (bioquímica) energético e variedade de tamanho de gônadas (testículos e ovários) de peixes restritos à ração, a função principal de um zootecnista é estudar o desenvolvimento de animais de diversas espécies para melhor e maior produção, envolvendo desde sua alimentação até seu espaço de vivência. Eles chegam aos resultados de melhores condições através de pesquisas e testes do animal, verificando desde a parte genética até a alimentação, cotidiano, habitat e outros diversos fatores.

Dancing days

A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Essa forma de liberdade de expressão vem ganhando importante lugar no mercado de trabalho, e encantando os apaixonados pela linguagem corporal. Jaqueline Tavares, 45 anos, formada em Jornalismo (FIAM), Dança e Movimento (Anhembi Morumbi), com Pós Graduada em Dança (Gama Filho) e amante do movimento iniciou seus estudos em dança em Ballet Clássico aos 3 anos de idade; daí em diante nunca parou de estudar dança. Fez cursos de Jazz Dance, Sapateado Americano, Flamenco, Moderno e Contemporâneo no Brasil, EUA, Alemanha e Cuba. Nesta entrevista, inicialmente, Jaqueline se prontificou e disse: “Minha profissão é minha vida, fazia parte de mim quando ainda não sabia falar, andar, escrever e me expressar completamente. Então aprendi tudo o que sou hoje através da dança e foi maravilhoso aprender tudo através do movimento, pois vida é movimento [risos].”