Arquivo de June, 2011

Um “Mergulho nas Carreiras” com profissionais

O Colégio Stockler promoveu um encontro de seus alunos com profissionais de diversas carreiras para aproximá-los da realidade do mundo do trabalho, discutindo as principais áreas de atuação, condições de trabalho, perfis, média de salários e carga horária, entre outros. Além do “Mergulho nas carreiras”, os alunos também entrevistaram profissionais e apresentam os resultados de suas pesquisas nos textos ao lado. -Por: Giuliano Ferrari.

Jornalismo vinte e quatro horas

Quais são as melhores faculdades de jornalismo? Por que fazer jornalismo? Qual é a média salarial de um recém graduado e de um sênior? Qual é o perfil do jornalista? Como é a entrada no mercado de trabalho? É com o intuito de responder essas questões que o Colégio Stockler promove mais uma vez o Projeto de Profissões.

O olhar microscópico da Biologia

Sucesso profissional às vezes pode apenas ser teórico, pois ainda há muita falta de reconhecimento, valorização e remuneração digna em certas carreiras no Brasil. Conheça duas profissionais formadas em Ciências Biológicas, mestres em Bacteriologia e pesquisadoras do Instituto Biológico de São Paulo.

Matemática: escolha calculada

Uma boa escolha da profissão é aquela em que você reflete sobre todos os fatores envolvidos, as vantagens e desvantagens, o mercado de trabalho, o salário, a satisfação, a aptidão… E mesmo assim ainda bate aquela dúvida Stockler: “Será que essa é a melhor escolha?” Leia para saber mais sobre um profissional que vem crescendo no mercado: o Matemático, que vive com números.

Médicos, pacientes e bisturis

Foi com pães de queijo e café que recebemos a Dra. Sonia Ikeda, formada em medicina pela UNICAMP e especializada em pediatria e nefropediatria. Nesse ambiente informal, conversamos com a doutora, atuante há cerca de 17 anos na área e que hoje trabalha no hospital São Luís (Unidade Morumbi). Ela nos contou sobre como é a vida na faculdade e na carreira, além de dar sua opinião sobre as séries de TV que “retratam” o dia-a-dia da profissão e que tanto influenciam os jovens de hoje a se candidatarem à medicina.

A cegonha chegou…

Um olhar doce, porém experiente, que já enfrentou situações tensas, seguidas de muita felicidade, anos de estudo e de esforço, ajudando com suas próprias mãos várias crianças a nascer. Essa é a Dra Leila Correa, formada na Faculdade de Medicina da USP, com especialização em Ginecologia e Obstetrícia e que será entrevistada, hoje, pelo blog Stockler. Em seguida, entrevistaremos Alessandra Prado, enfermeira formada na Faculdade de Enfermagem da UNIBAN e pós graduanda em obstetrícia.

O verdadeiro Banco Imobiliário

Você já deve ter se perguntado: o que faz um economista? Ele faz previsões econômicas para empresas, pessoas ou até mesmo governos, baseadas nas situações atuais e nas tendências do mercado. Assim, ele desenvolve planos para a solução dos problemas financeiros enquanto cuida dos cálculos econômicos, tais como os custos, a rentabilidade, o consumo, os gastos, dentre outros. Além disso, também planeja as aplicações financeiras a serem feitas.

Estudando as pedras do caminho

A geologia nos permite conhecer mais sobre nosso habitat e então, tomar medidas que não o destruam, e sim o preservem. É um curso que vem crescendo, e a sua importância está sendo cada vez mais reconhecida, já que o desenvolvimento tecnológico deve estar sempre aliado à preservação do meio ambiente. Geologia é a ciência baseada principalmente na área de exatas, para investigar o meio natural do planeta, se relacionando muitas vezes com a biologia. É um estudo realizado a partir do interior do mundo e caminhando em direção às camadas mais externas. Ideval Souza Costa, geólogo formado na Universidade de São Paulo e chefe-técnico do Museu de Geociências da USP, esclarece um pouco sobre aspectos gerais e pessoais de sua profissão. Conta-nos desde as matérias que estão presentes no curso, até o dia em que se viu correndo atrás de uma suposta pérola no saguão do museu onde trabalha.

A arte de decorar

Decoração, “Design de Interiores” e “Design de Ambiente” são nomes dados à arte de planejar e arranjar ambientes de acordo com padrões de estética e funcionalidade. Regina Aparecida Orlandi Ramos, 54, trabalha como decoradora a 35 anos e conta um pouco sobre suas histórias e experiências na carreira.

Desvendando segredos da psique

A psicóloga paulista Kátia Elizabeth Miglioranza Gonçalves, que cursou a Faculdade PUC Campinas, conta as funções, o espaço no mercado atual, a relação da vida no trabalho e a vida pessoal e outras dicas da profissão, para aqueles que desejam ser estudantes da alma e mente humana ou mesmo os interessados no assunto.