// arquivos

Arquivo de May, 2011

A nutrição dos alunos na balança

Alguns alunos se sentem entediados em fazer lições de casa repetitivas ou que apenas venham a cobrar o que foi aprendido em sala de aula. Para produzir conhecimento e levar os alunos à reflexão sobre sua nutrição, convidamos os alunos da 3ª série do ensino médio do Stockler a realizar uma tarefa cujos resultados são apresentados neste texto. A tarefa consistia em anotar todos os alimentos ingeridos em um determinado dia e levantar dados referentes a calorias, proteínas e sódio. O levantamento deveria ser feito com base nas informações presentes nos rótulos dos produtos industrializados. – Prof. Ismael Andrade

Adesão dos alunos à pesquisa

Continuação do texto “A nutrição dos alunos na balança”: A execução da tarefa em sala de aula teve participação de 100% dos alunos, enquanto o levantamento feito em casa foi de 46,8%. A razão para isso é clara: a tarefa em casa era muito mais trabalhosa e requeria maior dedicação.

Ingestão de calorias e sódio

Continuação do texto “A nutrição dos alunos na balança” – Os alimentos cumprem várias funções. Entre as mais importantes, citamos o fornecimento de energia necessária ao metabolismo. A preocupação com a ingestão de calorias é cada vez maior em nossa sociedade, já que o excesso de calorias leva a um problema de saúde: a obesidade. Antes de pensar em saúde, a maioria dos adolescentes tem uma preocupação estética importante. Desde que essa preocupação não seja exagerada, ela pode prevenir que os adultos de amanhã não venham entrar para as estatísticas da epidemia de obesidade em curso.

IMC e atividade física

Continuação do texto “A nutrição dos alunos na balança” – IMC (Índice de Massa Corporal) é um indicador bastante conhecido e confiável para uma primeira avaliação física. Porém, ele não pode ser usado sozinho como diagnóstico de excesso de gordura. Outros exames devem ser solicitados por um médico para que seja possível o diagnóstico completo. A medição de dobras cutâneas, avaliação da dieta, exame sanguíneo, nível de atividade física, entre outros, devem ser levados em conta para se estabelecer a qualidade e não a quantidade de massa corporal.

Inhotim: tesouro nacional a céu aberto

O Instituto Inhotim, uma das maiores riquezas artísticas do nosso país, é infelizmente pouco conhecido entre os brasileiros. Por quê? Talvez muitos brasileiros não consigam acreditar que possa existir um lugar tão rico em cultura e natureza como Inhotim! Mas quem conhece esse museu ao ar livre, com certeza se espanta com a beleza desse espaço – surpresa compartilhada pelos alunos do Colégio Stockler que visitaram esse espaço nos últimos dois anos. – Por: Ayeska Ariza e Luisa Pires

Niemeyer: patrimônio brasileiro

“Um homem como qualquer outro”. É assim que Oscar Niemeyer se classifica em uma entrevista especial que homenageia seu 100º aniversário. Como pensa, planeja e orienta suas obras? Niemeyer é diferente de qualquer outro. Niemeyer é Niemeyer.

Raízes da cultura nos museus

As pessoas visitam museus, teatros, salas de cinema, observam cartas e documentos guardados há muitos anos – sem a curiosa idéia de saber como é possível preservar tais matérias e edificações históricas. Durante saída cultural de 2010, os alunos do Stockler viram de perto o funcionamento de museus paulistanos como o Museu de Arte Sacra e o Museu Afro-Brasileiro.

Transborde saúde você também!

Em um mundo moderno, o que não falta é o stress, uma alimentação irregular e, principalmente, aquilo que todos correm atrás: o tão falado tempo. Esses fatores e muitos outros podem nos trazer algo que não é benéfico à saúde como, por exemplo, o sedentarismo. Ter a saúde em dia é tão difícil assim? É nessa hora que entra em cena a atividade física. Exercícios físicos orientados por especialistas podem trazer benefícios importantes para uma vida saudável.

Animais ou cobaias?

O uso de animais em experiências científicas (a vivissecção) é um tema que, cada vez mais, torna-se alvo de discussões. As opiniões se dividem entre aqueles que são a favor, como alguns cientistas, e aqueles que são contra, caso de muitas pessoas, principalmente dos mais jovens. Mas e então, o que devemos fazer?

E-Celebrid@des

A cada minuto que passa, alguém em alguma parte do mundo esta pensando em inovar: são novas tecnologias, novas maneiras de se comunicar, maneiras de “aproximar” o mundo inteiro. Isso possibilita que qualquer pessoa se promova – sem ao menos sair de casa é possível atingir níveis surpreendentes de popularidade.