// arquivos

Arquivo de April, 2011

Conhece-te a ti mesmo – e teu lado mais negro

Quem somos nós? Até onde vamos para alcançar um sonho? No filme “Cisne Negro”, a atriz Natalie Portman interpreta a bailarina Nina, que consegue o papel de cisne branco e preto no balé “O lago dos cisnes”. Nina não encontra muita dificuldade ao interpretar o primeiro, pois ele é puro, ingênuo e disciplinado, assim como ela mesma. Todavia, quando tenta interpretar o segundo, tudo muda. Sua facilidade vai-se embora. Ele é malicioso, sensual e até maldoso.
As perguntas iniciais continuam dentro do público. Elas levam o telespectador a entrar também em sua própria busca por si mesmo, pelo seu lado obscuro, desconhecido. – Por: Carolina Piai Vieira

Consumismo: aceita cartão?

O consumismo é definido como o ato de comprar desenfreadamente produtos considerados supérfluos. Como comprar vem se tornando, há alguns anos, o esporte preferido dos adolescentes, eles se tornaram um dos mais lucrativos alvos das grandes empresas.

Poesia: Eu li, eu vi, logo… eu fiz

Eu já fui Cinderela. Já voei com Peter Pan também. Mas pensei que fosse mágica e não o poder que a palavra tem. O que a literatura não faz? O que uma imagem não diz? Nada é impossível. Eu li, eu vi, logo… eu fiz.

Proibir: solução ou ilusão?

Fim de tarde, encerramento do expediente, hora de voltar para casa e aliviar o stress da rotina, certo? Na verdade, não. Trânsito caótico, mar de carros, motoboys que arriscam vidas com suas manobras, sem falar daquele barulho infernal das buzinas, acompanham todos nós quando retornamos ao nosso lar, doce lar.

A grama vizinha não é mais verde

O sistema econômico atual é terreno fértil para a destruição da fauna e da flora. O que não é mais fértil assim é o terreno do vizinho. É frequente a devastação de quilômetros de mata para a produção de derivados de madeira e cultivo de soja e gado, principalmente. Nesse contexto, movimentos de educação ambiental e de preservação surgem e persistem em seus objetivos.

Declarados marido e… marido?

As disputas pela legalização do casamento gay estão cada vez mais complicadas de se resolver: esse preconceito continua sendo um grande problema no mundo. Discutir o casamento entre homosexuais é apenas um outro modo de dizer como somos preconceituosos, caso contrário não haveria tantas brigas para ser legalizado. Afinal qual é o problema de duas pessoas quererem se casar? Apenas porque são de mesmo sexo?

O risco da curiosidade belicosa

Desde que nos damos por gente, nós queremos explorar o mundo, saber o que há além da nossa cerca. Com os líderes mundiais isso não foi diferente, e eles continuam fazendo isso até hoje. Os governantes querem saber o que os outros governantes estão fazendo em seus respectivos países, querem interferir no sistema de outro país no que eles acham que não está dando certo, ou seja, eles querem ser os “donos do mundo”.

Livrai-nos de todo mal?

Vemos nos jornais, TV, e em revistas casos de pedofilia. Mas o que mais chocou o mundo foram os casos dentro da igreja, indo então contra todos os princípios pregados pelos líderes religiosos. A pedofilia por si só já é um assunto abordado muito nos dias de hoje, e isso não se agrava quando quem pratica esse crime nos transmite a palavra de Deus?

Uma visita ao Museu do Prado

O Museu do Prado, localizado em Madrid, na Espanha, é um dos lugares mais visitados do país e um dos museus mais famosos do mundo.

Bebida para pegar ou ser pego

É muito comum, entre alguns jovens, utilizar de forma vulgar a palavra “pegar” para dizer “beijar”. O álcool, bebida muito consumida por esse público, é marcado por elevar a auto estima e ajudar na hora da conquista entre homens e mulheres. No entanto, bebida na direção pode fazer com que não se “pegue” ninguém e ainda acabe sendo pego pela polícia.