// arquivos

Arquivo de February, 2011

A doença da saúde

Do norte ao sul do país, o sistema público de saúde se mostra em colapso. Isso ocorre por diversos motivos como falta de verbas, baixos salários, falta de organização, carência de equipamentos, entre outros fatores.

Cobaias: e se fosse seu cachorro?

Você permitiria que utilizassem seu animal de estimação para a realização de experimentos para benefícios exclusivos da humanidade? Muitas pessoas responderiam que não. Mas, e se eu perguntasse se você permitiria o uso de ratos, camundongos, ou até de coelhos e porquinhos-da-índia, você continuaria respondendo que não?

Crônica: Sonhando alto

É sexta-feira, dia de movimento, muito movimento. Julia se prepara: passa a sua maquiagem, arruma o seu cabelo, respira fundo e olha o local calmo que vai lotar em alguns minutos. Já tem fila lá fora, estão esperando o melhor bar-restaurante da cidade abrir, com música ao vivo; hoje a banda vai tocar anos 80, mas as pessoas mais jovens vêm também.

Piratas nas calçadas da 25

Nos últimos anos, a popularização de vendas de produtos copiados tem crescido muito. Filmes, jogos, videogames, sistemas operacionais e relógios passaram a ter uma participação mais intensa em sua venda não-autorizada. Apresento-lhes a pirataria, “ação ou efeito de piratear”, que está muito presente em nossas vidas.

O lado ruim do anonimato virtual

Cada vez mais cedo as crianças começam a usar a internet. Por um lado isso é extremamente benéfico, pois faz com que a criança já crie mecanismos para usar o computador e assim desenvolver melhor seu intelecto para outras atividades. Mas por outro lado isso pode deixá-las muito vulneráveis quando se comunicam com desconhecidos que nem sempre têm boas intenções.

Vidas através das telas

Vício, segundo o dicionário, é uma disposição ou tendência habitual para o mal. É uma doença que afeta muitos jogadores de videogames hoje, que dedicam suas vidas inteiramente aos seus personagens online. Esses jogos têm afetado vários jogadores no mundo inteiro (aproximadamente 10% deles), devido a sua popularidade e fácil acesso aos jogos.

Polícia pacífica… uma utopia?

A forma como a ação das chamadas tropas de elite da policia trabalha é sempre um tema de destaque que gera muita discussão. O contexto é tão polêmico que já foram feitos vários filmes que retratam o dia-a-dia da policia especial. De um lado, estão os que defendem como a ação tática é feita; do outro, os que condenam o uso de tanta violência.

Reciclando o problema do lixo

Atualmente, vivemos em um ambiente onde a natureza é profundamente agredida graças às grandes quantidades de materiais, vindos de diferentes lugares do planeta, que são consumidos gerando resíduos – muitas vezes extremamente tóxicos – e que, no final, acabam sendo despejados em lugares totalmente inapropriados. Para esse resíduo da-se o nome de Lixo.

Queremos mais carros nas ruas?

Brasil atinge 4° lugar em vendas automobilísticas no mundo. Isso é bom ou ruim? É um paradoxo: mais desenvolvimento e menos qualidade de vida. Se por um lado a indústria automobilística é muito importante para a economia do país, por outro não podemos deixar de lado a preocupação com a infraestrutura do transporte.

O chato da leitura

Quantas vezes você não se pegou olhando feio para um livro que ganhou de aniversário? Ou fez careta quando a professora disse que se deve ler um livro para que se faça uma prova? Porque ler um livro é… tão chato? Ou será que o chato da leitura… é quem não dá uma chance aos livros? – Por: Mariana Jancis Rigolo