Arquivo de January, 2011

Os limites de pensar “como todos fazem”

É comum que membros de um grupo tenham uma visão comum, usem roupas parecidas e escutem as mesmas músicas. Aliás, todas essas semelhanças podem tê-los unido. Periga quando o grupo se fecha e não vive mais o mundo. Vive apenas o seu mundo. Quando nos limitamos a pensar como todos, ficando somente na zona de conforto, a nossa visão fica bloqueada. Bloqueada à nossa própria opinião e às interessantes opiniões dos demais. – Por Carolina Takahashi

Rio Tietê… na “deprê”

Mais um exemplo de como a presença avassaladora dos seres humanos destrói o meio em que vivem. Agora que há uma consciência coletiva mobilizando certas entidades quanto aos danos causados à natureza, não seria hora de reparos?

O Brasil para os estrangeiros

Civismo: dedicação à pátria; devoção ao interesse público; patriotismo. O Brasil é um país muito bonito, cheio de riquezas naturais, perfeito para tirar umas férias, mas o povo brasileiro não acha isso e em sua maioria dá as costas para o termo no começo do parágrafo: civismo. Isso fica evidente na preferência por artigos (principalmente roupas) estrangeiros, e é mais evidente ainda no turismo.

Tirando o Brasil da reserva

Copa Mundial da África em 2010, um sentimento patriótico. Eleições brasileiras de 2010, um descaso descomunal. Brasil, um país aclamado e ainda assim desmerecido. Orgulho e vergonha, falso patriotismo, frágil patriotismo. Bola e urna, futebol e política, vitória e derrota. Por que o patriotismo por aqui tem épocas para aparecer? Por que não vem para ficar em todos os momentos, importantes ou não, bons ou ruins?

Fast-food artístico de Andy Warhol

Irreverentes, coloridas, inovadoras. Essas são algumas características que podemos atribuir às obras do artista Andy Warhol, em exposição recente na Estação Pinacoteca em São Paulo visitada pelos alunos do Colégio Stockler. A presença de cores vivas, utilização de métodos como a serigrafia e elementos da vida cotidiana transformam a visita a um museu, algo que para muitos é extremamente entediante, em um divertido programa.

Aborto: lei divina ou humana?

Desde muito tempo, o aborto é um assunto polêmico no mundo inteiro. No Brasil, a lei do aborto demorou anos para ser totalmente formada, isto é, foram sempre mudando os casos possíveis de aborto até que se chegou a um acordo. No entanto, continua causando polêmica. O motivo? A Igreja.

Just google it… e seja enganado

O mundo virtual pode pregar peças no homem moderno: a dependencia que passamos a ter na Internet nos cegou, de certa forma, transformando nossa “Era da Informação” em uma era ainda mais desinformada.

Horário: um problema escolar?

Você alguma vez já se perguntou por que as aulas começam tão cedo? Muitas pessoas – principalmente alunos – sofrem com o horário de início das aulas: chegam cansados, com sono, e principalmente sem motivação.

Saí da piscina e sentei na cadeira

Será possível praticar um esporte com objetivos de se desenvolver como um atleta para chegar a uma competição de alto nível, como uma Olimpíada, e ao mesmo tempo estudar para competir por uma vaga em uma faculdade de primeira linha?

Tremeu… tremeu… já deu?

No dia 12 de janeiro de 2010 um terremoto de magnitude 7.0 na escala Richter atingiu a cidade de Porto Príncipe, capital do Haiti. Em um período de tempo relativamente curto, um outro terremoto de magnitude 8.8 atingiu o Chile. Este fato deixou a população mundial preocupada com uma questão: pode ser esse o começo de algum tipo de “cadeia de desastres”?