Arquivo de September, 2010

Votar ou não votar, eis a questão

A política pode parecer algo extremamente complexo e chato quando escutamos propagandas e promessas de políticos que afirmam que mudarão o nosso país e que depois nos decepcionam. Porém, ignorar a política é uma atitude pouco sensata. Afinal, é o nosso futuro que está em jogo. Os próximos quatro anos podem fazer uma enorme diferença na nação e em nossas vidas se colocarmos a pessoa certa (ou a errada) no poder. – Por Ana Carolina Baptista

Teatro, a arte de falar em público

Muitas pessoas não entendem o motivo pelo qual o teatro entra no currículo escolar. Esses motivos são muito claros quando discutimos sobre qual é o comportamento do aluno em situações, certas vezes, constrangedoras: falar em público, apresentar um trabalho e até mesmo em uma entrevista de emprego. O teatro é uma matéria que faz parte do currículo escolar do Colégio Stockler desde sua criação, há 12 anos. O motivo pelo qual a matéria sempre foi composta ao currículo foi que, além de visar às matérias cobradas nos vestibulares, ela ajuda o aluno no seu desenvolvimento pessoal.

Novo Enem; a mesma ansiedade

O Enem ( Exame Nacional do Ensino Médio), uma prova que avalia o ensino médio de cada escola, mudou. Mas você sabe o que mudou? Como funciona? Serão 200 questões de múltipla escolha de ciências (naturais e humanas), matemática, línguas (nacional e estrangeira) e mais uma redação. A realização da prova dura dois dias. Mas a prova em si, você sabe para que serve? Como podemos estudar para a maior prova do Brasil? Como as faculdades aceitam o Enem?

Tecnologia: mocinha ou vilã?

A tecnologia tornou-se fundamental nos dias de hoje, mas será que ela realmente nos traz o progresso que imaginamos?

Por trás das brigas entre irmãos

Quase todos os irmãos brigam, isso é um fato, mas o espiritismo tem uma explicação um pouco diferente para essas brigas.

Homofobia… no século XXI?

Nós homens temos uma tendência a nos afastar e temer tudo o que é diferente, mas será que devemos temer alguém apenas por possuir uma escolha sexual diferente da nossa?

Mundo generalizado

Hoje em dia, os meios de comunicação exercem bastante influência nas pessoas. O perigo disso está no fato de que eles geralmente generalizam uma situação, criando então uma história única sobre algo, que acaba não sendo totalmente verdadeira. Eu, por exemplo, moro em São Paulo hoje, mas já morei sete anos em Manaus. É muito comum meus amigos me fazerem perguntas como “você ia de cipó para a escola?”, “todos os seus amigos eram índios?” e “você costumava ver macacos pela cidade?”. Essa relação de igualdade entre Manaus e floresta foi criada pelos meios de comunicação que, ao falar de Manaus, falam somente sobre a Floresta Amazônica, fazendo as pessoas pensarem somente nisso quando escutam falar sobre a cidade.

Bicicletas que voam

Downhill: bicicletas que literalmente voam baixo, em ambientes montanhosos e urbanos, com muita emoção, adrenalina e perigos.

Guerra do Calor

É muito fácil jogar a culpa nos outros. A maioria de nós adora fazer isso. Mas ao tratar do aquecimento global, não dá mais para fazer isso. Ele é o verdadeiro motivo de muitos dos desastres naturais que ocorrem na Terra. Até quando nosso planeta aguentará?

Ampulheta verde à deriva

O desmatamento no Brasil começou com a chegada dos portugueses no ano de 1500. Maravilhados com a riqueza natural com a qual se deparavam, iniciaram a exploração da rara biodiversidade brasileira, como a do pau-brasil. E esse desmatamento não parou: vivemos ainda em um mundo explorador, e em que os recursos que exploramos estão acabando e, quando acabar, o que nos restará?