Arquivo de August, 2010

As várias faces de Andy Warhol

Ao pensar em pop art, quase todas as pessoas que conhecem um pouco de arte, automaticamente, lembram-se dos rostos coloridos da Marilyn Monroe, mesmo que não saibam quem os fez. O Colégio Stockler visitou, na Estação Pinacoteca, uma exposição das obras deste principal ícone americano da pop art: Andy Warhol. Por: Carla Martins

My generation (online)

Sabe, não me lembro da primeira vez em que usei um computador. Não me lembro da primeira vez em que acessei a internet. Não me lembro da primeira vez que fiz o download de uma música. Prazer, faço parte de uma geração que, infelizmente, não sabe o que é viver sem seus tão amados eletrônicos. […]

1o Desafio de matemática do Lau

Conheci o Lau em 2005, lecionávamos para a mesma turma e, para a minha felicidade, tive a oportunidade de encontrá-lo toda semana no Stockler. Além de um grande matemático (aprendi muito), era um cara capaz de conversar sobre qualquer assunto. Infelizmente, nosso amigo nos deixou em 2008, mas conosco fica a sua alegria e todo o conhecimento espalhado entre os amigos e alunos que o conheciam. Essa coluna é uma homenagem a esse mestre, e nada melhor do que fazer isso com o que ele mais gostava: a matemática.

Os pensamentos de um professor

Os alunos vão embora. Terei boas lembranças do carinho e atenção de muitos alunos. Procurei demonstrar esse mesmo carinho, respeito e atenção, mas, principalmente, procurei mostrar como poderemos resolver um problema, inesperado e desconhecido, com os conhecimentos adquiridos em todos esses anos.

África: o oculto por trás da miséria

Relatar uma única história sobre os fatos ocorridos é uma maneira singular e precoce de chegar a uma conclusão. Um fato deve ser desmembrado em várias histórias e em vários jeitos de contar tais histórias, para que se possa analisá-las e assim, conclui-las. Entretanto, ainda existirão várias verdades, cada uma vista de um ângulo, mas ainda assim verdades.

A cura questionada

Célula-tronco é o nome dado a células que possuem um alto poder de divisão, podendo assim se multiplicar com facilidade e rapidez. Todavia o método de extração das células é muito discutido quanto à sua ética, uma vez que são necessários embriões com poucos dias de idade para a sua obtenção.

Administrando seu futuro

Seguindo a proposta de incentivar e propor novas possibilidades de carreiras, o “Mergulho nas profissões” do colégio Stockler promoveu um ambiente de troca de experiências entre os estudantes e profissionais bem qualificados. No dia 12 de junho de 2010, o evento foi aberto também a parentes e convidados, e propôs palestras sobre os cursos de direito, administração, moda, engenharia, medicina, propaganda e marketing, arquitetura, psicologia e economia. Um dos cursos mais procurados (principalmente por aqueles que têm dúvidas sobre qual carreira escolher), a palestra sobre administração de empresas contou com profissionais com anos de experiência e formados na melhores faculdades do Brasil e até com a presença de um ex-aluxo do colégio que hoje é estudante da FEA-USP.

“O Segredo dos Seus Olhos”, o segredo dos nossos olhos

Uma mulher estuprada e morta. Um assassino e um viúvo. Um investigador criminal apaixonado pela chefe. Histórias paralelas que se entrelaçam para compor o incrível enredo de “O Segredo de Seus Olhos”, exibido na última edição do Cine-Debate do Colégio Stockler. Entre grandes conflitos, os personagens são capazes de entregar sua vida à alguém, vivem ou morrem por outros, fazem justiça de qualquer jeito, cometem loucuras por amor, ou deixam de cometê-las por receio. Provam que perto de um grande amor, a própria vida não é tão valiosa. Por: Gabriela Quiles

Aleijadinho, o filme

vida do famoso artista barroco mineiro Aleijadinho é retratada por meio de um filme em que se resgatam grandes influências, como seu pai e grandes nomes, como o português Manoel Francisco Lisboa, Claudio Manuel da Costa, entre outros. Também teve grande influência do barroco europeu, que tem como característica o contraste entre a espiritualidade e o teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e o antropocentrismo do Renascimento. Suas obras são retratadas no filme, que tem forte caráter religioso. São rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções do artista. É evidente como ele estava se sentindo emocionalmente ao fazer cada obra.

Comer, vestir, amar

O que faz com que consideremos um animal como parte da família ou como uma simples refeição? Essa questão envolve fatores unicamente culturais e raízes que remontam ao início da relação entre homens e animais. – Por Carla Martins e Gabriela Miglioranza