Arquivo de May, 2010

Seu cão, meu cão, nossa lei

Tenha ou não cão, você tem uma lei: você pode denunciar aquele seu vizinho chato que tem um cachorro que late 24 horas por dia, inclusive quando você quer dormir, ou aquele humano que passou pela porta da sua casa e deixou as fezes do cão ali depositadas. Mas, lembre-se, se você for um leitor responsável por um cão, fique esperto com as leis: a vítima pode ser você! – Por Anna Carolina Junqueira Garcia

Cidadania o quanto antes!

Quem nunca se perguntou para que serve tirar o título de eleitor? O que o meu voto mudaria na sociedade? Como tirar o título? Muitos adolescentes pensam na opção de começar a votar aos 16 anos, mas depois desistem por não saber ao certo as respostas a essas e muitas outras perguntas.

Cotas democráticas ou absolutistas?

O sistema de cotas universitárias foi proposto no Brasil com intuito de garantir igualdade na competição entre negros, brancos, estudantes de escola pública e particulares, por uma vaga em universidades federais. O projeto de lei 73/99 alega que afrodescendentes (negros) e estudantes de escolas públicas não têm as mesmas condições de garantir sua vaga se comparados como os brancos e estudantes de escolas particulares. Para diminuir essa diferença, é oferecido um bônus que varia de 8 a 10 por cento a mais na média final dos beneficiários.

Afinal, qual é o maior assassino?

Somos robôs, somos escravos, somos frutos dessa sociedade capitalista. Vivemos correndo, vivemos atrasados, vivemos estressados. Nunca temos tempo suficiente, nunca temos tolerância suficiente, nunca temos dinheiro suficiente. Nunca nos satisfazemos, nunca nos completamos.

Metas educacionais (in)suficientes

O Ministério da Educação brasileira diz que o não cumprimento de metas educacionais ocorreu por falta de planejamento e de capital para as escolas do país. Mas por quê isso aconteceu?

Celebridades são mais importantes do que cientistas?

Hoje em dia, na nossa sociedade, existe uma grande inversão de valores de acordo com cada profissão. Pessoas que estudam muito, se esforçam e trabalham demais, muitas vezes não conseguem ganhar, em um ano, o que outros ganham em 1 mês!

“Invictus”: desafiando o impossível

Dirigido por Clint Eastwood, o filme, exibido e discutido no Cine-Debate do Colégio Stockler, aborda a situação racial na África do Sul após o apartheid. Nelson Mandela torna-se presidente do país e vai em busca de fazer de seu povo uma única voz. O presidente vê essa oportunidade no rúgbi, e, com a ajuda do capitão do time, vai em busca do título da Copa Mundial de Rúgbi. – Por Giuliano Ferrari