Arquivo de April, 2010

Geração da inform…ação?

Procura-se atitude no jovem do século XXI. Ao dar uma revisada na história, são encontrados diversos movimentos juvenis que conseguiram “movimentar” o mundo. No entanto, isso não é utilizado como um incentivo à geração atual que, por sua vez, está imóvel … perdida? Talvez. Resta saber se são apenas considerados perdidos, ou se realmente estão. – Por Carolina Piai Vieira

Olhos ocultos

Cheguei ao shopping e não pude deixar de notar: conseguia contar pelo menos três câmeras à minha volta. Virei a esquina de uma loja, quase correndo, tentando desesperadamente achar refúgio dos vários olhos ocultos, e dei de cara com uma loja de eletrônicos; podia ver meu rosto em pelo menos umas trinta TVs, trinta pares de olhos castanhos, olhando diretamente para mim.

“Bye-bye, mom” vira mania com intercâmbio

Para onde ir e quanto tempo ficar no intercâmbio? O que se sente quando se sai e volta para o Brasil? Paqueras e romances?! Realmente se aperfeiçoa o idioma? Casa de família ou escola? E as saudades?! Lembranças da família e amigos? Mas e aí… VOLTARIA?!?!

Entrar na faculdade: felicidade pela conquista ou medo do trote?

Sonho de todos os estudantes, entrar em faculdades tem sido uma verdadeira luta para os jovens. Contudo, a primeira semana nas universidades também é preocupante para os novatos, que são obrigados a passar por brincadeiras de todo o tipo, desde pedir dinheiro na rua até sofrer humilhação e violência. Saiba o que alguns estudantes dizem a respeito, suas experiências, como se prevenir contra o vandalismo e como denunciar, fazendo dessa ocasião um dia especial, e não trágico.

Gu-gu-da… vai se danar!

As crianças, diante de uma sociedade extremamente violenta, têm apresentado atitudes agressivas, influenciadas pela televisão, computador, jogos e músicas.

Trânsito de tartaruga

Inacreditável como são os seres humanos. Desejam ter veículos potentes, luxuosos, com alta tecnologia, para ficarem praticamente parados no trânsito . De que vale tanta tecnologia? Tanta capacidade? Para desenvolver velocidades de porcos, esquilos ou perus?

Você será uma fada. Agora, voe!

“Faça isso!” e “faça aquilo” são frases fáceis de serem pronunciadas, já que só exigirão esforço daquele que as ouve. Na sociedade em que vivemos, há uma divisão hierárquica natural nas empresas. A relação se estabelece entre chefe e empregado: o primeiro manda e segundo só tem a obrigação de cumprir a ordem dada. Acontece que esse tipo de relação não ocorre somente em empresas, mas também na vida social. E muitas pessoas acabam perdendo o seu poder de escolha com isso. – Por Carolina Takahashi