// arquivos

Acontece no Stockler

Esta categoria contém 39 posts

Um empurrão para a escolha da carreira

A escolha de uma profissão é uma das decisões mais importantes na vida de um estudante. A maioria dos alunos termina o último ano de escola com 17 anos, ou seja, são adolescentes ainda. Mesmo assim, temos a imensa pressão de fazer a escolha de nossas vidas. Ter o apoio da escola nesse momento tão importante é crucial – e é isso que o Colégio Stockler propõe ao realizar um “Mergulho nas Carreiras” anual com a presença de universidades em painéis e oficinas. – Por: Luiza Mazzi.

Um mergulho mais profundo…

A escolha de uma carreira é uma das mais importantes e difíceis decisões que um adolescente deve tomar. Apesar de a maioria das pessoas possuírem certa facilidade em determinada área acadêmica, a grande diversidade de profissões e possibilidades, unidas com a imaturidade e pouca experiência devido à idade acabam trazendo muitas dúvidas em grande parte dos indivíduos que estão prestes a fazer o vestibular. De tal modo, é necessário considerar todos os fatores e buscar conhecer ao máximo as profissões cogitadas – o que é bastante difícil para a maioria dos estudantes. Com o intuito de auxiliar os alunos com a grande e complexa escolha em relação à vida profissional, o Colégio Stockler criou o evento Mergulho Nas Carreiras. Já em sua 7ª edição, ocorrida no dia 20 de agosto de 2016, o evento contou com estandes das universidades das principais áreas como Direito, Administração, Economia, Psicologia, Engenharia, Arquitetura e Medicina. Os profissionais presentes discursam e conversam com alunos, pais e convidados em painéis, palestras e oficinas montados na própria escola.

Direito: todos têm o seu

A escolha de uma carreira é uma etapa cobrada desde cedo para todo estudante, que com 17 ou 18 anos é exposto a tomar essa importante decisão. Saber o rumo que irá tomar em questões profissionais é uma seleção extremamente difícil e frágil, visto que o que está em processo é o seu futuro. Para auxiliar os estudantes, alguns colégios optam por promover palestras e mostras que apresentam as profissões mais escolhidas por antigos alunos. No caso do Colégio Stockler, foi feito o Mergulho nas Carreiras, uma mostra de diversas profissões como Economia, Arquitetura, Engenharia e Direito, contando com apresentações de palestras, oficinas e painéis.

Regras para a sociedade

Há sete anos o Colégio Stockler promove o mergulho nas carreiras, que é um evento no qual ocorrem palestras, painéis e oficinas das profissões mais requisitadas pelos alunos. O encontro tem em vista o nosso esclarecimento e direcionamento profissional. A decisão de nossa faculdade é uma das mais difíceis que iremos enfrentar, por isso é uma ótima oportunidade que temos para nos informar sobre nossas futuras ambições. Nesse ano nós assistimos diversas apresentações incluindo o painel de direito, que foi mediado pelo professor bacharel em direito Fernando da Espiritu Santo; e composto por uma juíza, um advogado de empresa particular, um desembargador, um recém-formado pela faculdade PUC adentrando o mercado de trabalho, uma estudante da FGV e um doutor formado pela USP. Uma das partes interessantes desse tipo exposição é a variedade de opinião e experiências que nos podem ser transmitidas, além de abrir espaço para tirarmos dúvidas individuais.

Com o amanhã na sua cabeça

O evento “Mergulho nas carreiras”, promovido pelo colégio Stockler, era composto de uma serie de palestras sobre as profissões mais procuradas nos vestibulares. Gostaria de apresentar aqui um resumo sobre a discussão de psicologia. Foram convidados psicólogos experientes, recém-formados e também ainda em processo de aprendizado. Durante o debate aprendemos mais sobre as áreas de atuação desta ocupação e o que é necessário para exercer a profissão.

O planejamento do nosso futuro

Uma iniciativa muito importante apresentada pelo colégio Stockler, o Mergulho nas Carreiras traz profissionais e alunos de faculdade dos principais cursos e profissões pretendidos pelos alunos. O evento ocorre em um sábado das 9 às 14 horas na própria escola. Nele, os estudantes têm a oportunidade de tirarem suas dúvidas e aprenderem mais sobre as áreas disponibilizadas para que assim possam tomar uma melhor decisão na hora de escolher uma faculdade. No painel de engenharia, realizado no auditório do colégio havia três engenheiros, dois alunos, um professor da Universidade de São Paulo (USP) e um professor do Stockler que fazia a função de intermediador, guiando o diálogo entre alunos e banca. Em uma hora e meia de debate, perguntas como “qual a rotina de um engenheiro?” ou “o que fazemos na faculdade de engenharia?” foram feitas e respondidas com muita clareza, satisfazendo as expectativas da maioria ali presente.

Mergulho na vida

Atualmente com um vasto mercado de trabalho, os jovens estão tendo muita dificuldade em escolher qual profissão irão cursar. Infelizmente, muitas vezes acabam escolhendo errado. Esse fato atrapalha muito no futuro de uma pessoa pois atrasa alguns anos, fazendo com que o tempo útil para seu desenvolvimento seja reduzido, levando muitos a se sentir inseguros em relação à sua profissão. Para evitar tais problemas é necessário um auxílio adequado com conselhos e opiniões de pessoas que passam ou passaram por situações semelhantes, e o Mergulho nas Carreiras possibilita essa troca de experiência com uma bancada de profissionais e universitários além de aulas práticas, como houve na exposição de medicina, em que os alunos aprenderam técnicas de RCP (reanimação cardiopulmonar).

Publicidade ou marketing?

Entre os mais concorridos cursos existentes hoje nas universidades destaca-se o de comunicação social. Essa foi a formação de Marcelo Amarante, com especialidade de publicidade e propaganda na UFRJ. A duração do curso é de 4 anos, sendo que ele é dividido em duas partes: “os dois primeiros anos são para aprender fundamentos básicos da comunicação e os dois últimos na sua especialidade”, diz Marcelo a respeito do curso.

Três gerações engenhosas

Engenharia é uma carreira ampla e procurada por muitos, porém é muito difícil saber o que esperar da faculdade. Além disso, muitos estudantes não sabem se estão na carreira certa ou como será após a faculdade. Para esclarecer essas dúvidas e outras foram entrevistadas três engenheiros de faixas etárias diferentes: Camila Abdala Hennies, de 22 anos, que concluiu o Ensino Médio no Colégio Stockler e irá se formar esse ano em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI); Carlos Tadeu Lauand, de 47 anos, formado em Engenharia Eletricista também pela FEI e pós-doutor pela POLI; e Wildor Theodoro Hennies, de 80 anos, formado em Engenharia de Minas e Metalúrgica pela Escola Politécnica da USP (POLI) e que apresenta um currículo com 47 páginas.

A recompensa da dedicação

Todo ano no Colégio Stockler, na zona nobre de São Paulo, acontece um evento exclusivo: o ‘’Mergulho nas Carreiras’’ consiste em um dia de debate e atividades com alunos, profissionais e estudantes de diversas carreiras, como medicina, engenharia, economia, psicologia entre outras formações. Esse evento não tem como objetivo algo vago e sem conclusão, apenas voltado à curiosidade da vida de um profissional ou estudante. Pelo contrário, tem como propósito orientar aqueles que não fazem ideia do seu futuro universitário – assim como os que sabem, porém não têm informações sobre a carreira escolhida. Uma das carreiras que despertou bastante interesse dos alunos foi a engenharia. Na bancada dos organizadores estavam presentes quatro engenheiros atuantes, um formando e um professor da Escola Politécnica (USP).