// arquivos

Acontece no Stockler

Esta categoria contém 43 posts

A construção do futuro

Escolher o que cursar na faculdade no auge da adolescência não é uma simples decisão. Até mesmo aqueles que descobrem um dom têm dificuldade para escolher uma área entre as inúmeras que compõem o atual mercado. Para definir a profissão com menos de 18 anos é necessário um processo investigativo, além de autoavaliar-se e refletir sobre todas as opções convenientes. Além de identificar-se com a área, há vários outros fatores influentes na escolha de uma carreira profissional. Com o objetivo de auxiliar seus alunos em uma das grandes escolhas de suas vidas, o Colégio Stockler promove o Mergulho nas Carreiras. O evento apresenta profissionais e universitários em painéis, palestras e bate-papos sobre diferentes profissões, eleitas de acordo com o interesse dos próprios estudantes. – Por: Bruno Hercules.

Rumo ao mundo do trabalho

O colégio Stockler promove, desde 2009, um evento conhecido como Mergulho nas Carreiras. A 7º edição desse projeto ocorreu no dia 20 de agosto de 2016 e apresentou profissões aos estudantes com o objetivo de aproximá-los da realidade no mundo do trabalho. O programa trouxe estandes de universitários para mostrar seus cursos mais concorridos e profissionais que falaram sobre suas respectivas profissões em painéis, oficinas e palestras. Ao assistirmos a oficina de medicina, executada por uma profissional da universidade Anhembi Morumbi, tivemos a possibilidade de realizar exercícios relacionados à reanimação cardiopulmonar (RCP), utilizando como instrumento um boneco para procedimentos médicos e um desfibrilador. Durante a experiência, tivemos a participação de alunos com diferentes faixas etárias que ficaram cientes da importância de saber realizar primeiros socorros.

Um planejamento para o amanhã

No mês de agosto o Colégio Stockler abriu suas portas para o Mergulho nas Carreiras, um evento em que várias faculdades vão para atrair futuros estudantes, fazendo propaganda e falando sobre o curso com os alunos da escola. Lá também tinha Painéis e Oficinas dedicadas a diversas áreas do conhecimento, como economia, medicina e direito. Um exemplo desses painéis foi o de Engenharia, em que profissionais se reuniram com os alunos para discutir e responder questões sobre suas profissões.

Trabalho em grupo, uma verdadeira competição!

As tecnologias mundiais estão evoluindo cada vez mais, e todo dia está surgindo uma invenção nova capaz de ajudar o ser humano nas tarefas diárias. Os maiores responsáveis por esse crescimento da tecnologia são os engenheiros, que estão sempre pensando em como a qualidade de vida das pessoas pode melhorar, seja criando objetos para ajudá-los, ou criando formas de melhorar seu cotidiano indiretamente. O que muitos não sabem é que a maioria das engenharias trabalham juntas, e se ajudam a desenvolver cada vez mais artefatos que serão, de alguma maneira, melhores do que os já existentes. – Por: Pedro Silva.

Um empurrão para a escolha da carreira

A escolha de uma profissão é uma das decisões mais importantes na vida de um estudante. A maioria dos alunos termina o último ano de escola com 17 anos, ou seja, são adolescentes ainda. Mesmo assim, temos a imensa pressão de fazer a escolha de nossas vidas. Ter o apoio da escola nesse momento tão importante é crucial – e é isso que o Colégio Stockler propõe ao realizar um “Mergulho nas Carreiras” anual com a presença de universidades em painéis e oficinas. – Por: Luiza Mazzi.

Um mergulho mais profundo…

A escolha de uma carreira é uma das mais importantes e difíceis decisões que um adolescente deve tomar. Apesar de a maioria das pessoas possuírem certa facilidade em determinada área acadêmica, a grande diversidade de profissões e possibilidades, unidas com a imaturidade e pouca experiência devido à idade acabam trazendo muitas dúvidas em grande parte dos indivíduos que estão prestes a fazer o vestibular. De tal modo, é necessário considerar todos os fatores e buscar conhecer ao máximo as profissões cogitadas – o que é bastante difícil para a maioria dos estudantes. Com o intuito de auxiliar os alunos com a grande e complexa escolha em relação à vida profissional, o Colégio Stockler criou o evento Mergulho Nas Carreiras. Já em sua 7ª edição, ocorrida no dia 20 de agosto de 2016, o evento contou com estandes das universidades das principais áreas como Direito, Administração, Economia, Psicologia, Engenharia, Arquitetura e Medicina. Os profissionais presentes discursam e conversam com alunos, pais e convidados em painéis, palestras e oficinas montados na própria escola.

Direito: todos têm o seu

A escolha de uma carreira é uma etapa cobrada desde cedo para todo estudante, que com 17 ou 18 anos é exposto a tomar essa importante decisão. Saber o rumo que irá tomar em questões profissionais é uma seleção extremamente difícil e frágil, visto que o que está em processo é o seu futuro. Para auxiliar os estudantes, alguns colégios optam por promover palestras e mostras que apresentam as profissões mais escolhidas por antigos alunos. No caso do Colégio Stockler, foi feito o Mergulho nas Carreiras, uma mostra de diversas profissões como Economia, Arquitetura, Engenharia e Direito, contando com apresentações de palestras, oficinas e painéis.

Regras para a sociedade

Há sete anos o Colégio Stockler promove o mergulho nas carreiras, que é um evento no qual ocorrem palestras, painéis e oficinas das profissões mais requisitadas pelos alunos. O encontro tem em vista o nosso esclarecimento e direcionamento profissional. A decisão de nossa faculdade é uma das mais difíceis que iremos enfrentar, por isso é uma ótima oportunidade que temos para nos informar sobre nossas futuras ambições. Nesse ano nós assistimos diversas apresentações incluindo o painel de direito, que foi mediado pelo professor bacharel em direito Fernando da Espiritu Santo; e composto por uma juíza, um advogado de empresa particular, um desembargador, um recém-formado pela faculdade PUC adentrando o mercado de trabalho, uma estudante da FGV e um doutor formado pela USP. Uma das partes interessantes desse tipo exposição é a variedade de opinião e experiências que nos podem ser transmitidas, além de abrir espaço para tirarmos dúvidas individuais.

Com o amanhã na sua cabeça

O evento “Mergulho nas carreiras”, promovido pelo colégio Stockler, era composto de uma serie de palestras sobre as profissões mais procuradas nos vestibulares. Gostaria de apresentar aqui um resumo sobre a discussão de psicologia. Foram convidados psicólogos experientes, recém-formados e também ainda em processo de aprendizado. Durante o debate aprendemos mais sobre as áreas de atuação desta ocupação e o que é necessário para exercer a profissão.

O planejamento do nosso futuro

Uma iniciativa muito importante apresentada pelo colégio Stockler, o Mergulho nas Carreiras traz profissionais e alunos de faculdade dos principais cursos e profissões pretendidos pelos alunos. O evento ocorre em um sábado das 9 às 14 horas na própria escola. Nele, os estudantes têm a oportunidade de tirarem suas dúvidas e aprenderem mais sobre as áreas disponibilizadas para que assim possam tomar uma melhor decisão na hora de escolher uma faculdade. No painel de engenharia, realizado no auditório do colégio havia três engenheiros, dois alunos, um professor da Universidade de São Paulo (USP) e um professor do Stockler que fazia a função de intermediador, guiando o diálogo entre alunos e banca. Em uma hora e meia de debate, perguntas como “qual a rotina de um engenheiro?” ou “o que fazemos na faculdade de engenharia?” foram feitas e respondidas com muita clareza, satisfazendo as expectativas da maioria ali presente.