// arquivos

Espaço Geográfico

Esta categoria contém 13 posts

O consumo insustentável de proteína animal

Desde os primórdios da espécie humana, a alimentação consiste em uma mistura de nutrientes originados de diversas fontes vegetais e animais. O consumo de carne, por exemplo, esteve sempre presente nas refeições – festivas ou do cotidiano. Apesar de ser uma boa fonte proteica e suficiente para suprir boa parte das necessidades diárias recomendadas para uma vida saudável, seu consumo em larga escala traz impactos significantes ao meio ambiente e também à própria vida humana. Por: Bettina Forlenza e Júlia Senne.

Invisíveis muralhas globais

Na Grécia antiga, entre 401 e 399 A.C., em Atenas, viveu um filósofo chamado Xenofonte, um dos conhecidos discípulos de Sócrates, assim como Platão e Antístenes. As fortes características do pensador eram sua paixão e apego por sua terra natal, resultando em escritos como a obra Anábase, que faz referência a uma expedição através do país. Origina-se, a partir de tal trajetória de vida, o termo xenofobia, um medo irracional ou aversão em relação ao estrangeiro. Na conjuntura atual, o termo é utilizado para referir-se especificamente aos povos vindos de países com situação crítica, seja em questões militares, sociais, econômicas ou ambientais, além de circunstâncias nas quais há a violação de seus direitos humanos.

Reino Unido fora da UE

A votação que decidiu a saída do Reino Unido da União Europeia acabou com 51,9% dos votos, ou 17.410.742, a favor da retirada. Esse evento terá grande impacto, visto que o Reino Unido representa uma das maiores economias do mundo e já acarretou uma drástica queda no valor da libra esterlina. Esta decisão do povo britânico foi denominada xenofóbica por muitos.

Crises da crise hídrica

A crise hídrica vem se agravando de vários anos pra cá, e só recentemente a gravidade da crise foi trazida a público. Segundo especialistas, isso se deve à falta de transparência do governo na gestão da crise hídrica e à falta de uma estratégia secundária, caso a atual dê errado. A diminuição de precipitações e o desmatamento desenfreado da área em volta das reservas também ajudou a piorar a situação. Desde o dia 12 de julho de 2014 já estamos utilizando o chamado volume morto da represa, que é quando a água reservada fica abaixo do nível das comportas da SABESP. Em abril, o Sistema Cantareira recebeu menos do que a metade da água esperada para o mesmo período do ano.

Ameaça nas Coreias

Embora muitos considerem que a Coreia do Norte não teria força bélica suficiente para atacar uma potência como os Estados Unidos, os próprios americanos acreditam que esse país representa uma ameaça real e séria.

Belo Monte (não tão belo)

A construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, é um tema polêmico há mais de 20 anos. Se construída, causará grande impacto ambiental e cultural, desmatando a flora e ameaçando terras indígenas da região.

Sede por democracia

A Primavera Árabe ficou conhecida como uma onda de protestos que se espalhou pelo Oriente Médio e norte da África. Ela se iniciou em dezembro de 2010 com o jovem tunisiano Mohamed Bouazizi, que vivia com sua família vendendo frutas e teve os seus produtos confiscados pela polícia por se recusar a pagar sua propina. Revoltado com a situação, ateou fogo no próprio corpo como forma de manifestação das condições de vida de seu país. Seu gesto inspirou as revoltas árabes, que tinham como foco a derrubada dos ditadores e, consequentemente, a busca por uma democracia onde se pudesse ter liberdade.

Estudando as pedras do caminho

A geologia nos permite conhecer mais sobre nosso habitat e então, tomar medidas que não o destruam, e sim o preservem. É um curso que vem crescendo, e a sua importância está sendo cada vez mais reconhecida, já que o desenvolvimento tecnológico deve estar sempre aliado à preservação do meio ambiente. Geologia é a ciência baseada principalmente na área de exatas, para investigar o meio natural do planeta, se relacionando muitas vezes com a biologia. É um estudo realizado a partir do interior do mundo e caminhando em direção às camadas mais externas. Ideval Souza Costa, geólogo formado na Universidade de São Paulo e chefe-técnico do Museu de Geociências da USP, esclarece um pouco sobre aspectos gerais e pessoais de sua profissão. Conta-nos desde as matérias que estão presentes no curso, até o dia em que se viu correndo atrás de uma suposta pérola no saguão do museu onde trabalha.

Niemeyer: patrimônio brasileiro

“Um homem como qualquer outro”. É assim que Oscar Niemeyer se classifica em uma entrevista especial que homenageia seu 100º aniversário. Como pensa, planeja e orienta suas obras? Niemeyer é diferente de qualquer outro. Niemeyer é Niemeyer.

Fare un giro in bicicletta – a Itália sobre duas rodas

Em uma época de relativa dificuldade para encontrar bons empregos e cursar boas faculdades, alguns aspectos da formação dos estudantes podem aumentar suas chances no mercado – como conhecimento cultural, domínio de mais de um idioma, visão ampliada de situações que possam enfrentar, autoconfiança, capacidade de resolver problemas com poucos recursos à mão, entre outros. É com esse intuito que se apresenta aqui um breve guia turístico da Itália: não o comum, mas um guia para ser usado sobre duas rodas. Eis a chance de misturar cultura, diversão e aventura. – Por: Giuliano Ferrari