// arquivos

Saúde e Ciência

Esta categoria contém 124 posts

O homem opera como máquina?

Na abertura da Copa do Mundo no Brasil em 2014, houve uma demonstração de tecnologia em que um homem tetraplégico conseguiu controlar uma máquina e, sem usar estímulos mecânicos, chutou uma bola. Esse é um exemplo em que o cérebro humano controlou a máquina, mas o contrário também é possível?

Psicologia: além do clichê

No dia 20 de agosto, os alunos do Colégio Stockler tiveram a oportunidade de participar do evento Mergulho nas Carreiras. Por meio de palestras, painéis e oficinas, o evento amplia a visão profissional dos jovens em relação à sua futura carreira. Uma das escolhas mais procuradas entre os alunos foi a psicologia, que teve uma bancada formada de quatro profissionais e uma estudante, cada um com uma especialização. Vale mencionar que, para entender melhor o ofício, é preciso conhecer sua definição: a psicologia é uma ciência que estuda o comportamento e os processos mentais (razão, sentimentos, pensamentos, atitudes).

Um horizonte para a vida no espaço

A preocupação dos seres humanos com o planeta Terra é algo que sempre deixou a desejar. Banhos demorados, comida jogada fora, energia elétrica gasta de forma displicente e a falta de responsabilidade na hora de comprar novos produtos são apenas alguns dos exemplos dessa falta de compromisso com o que chamamos de “casa”. Todavia, muitos esquecem que suas atitudes acabam repercutindo no bem-estar do planeta, que daqui a algum tempo não aguentará mais. A grande questão que vem sendo discutida no mundo da ciência é sobre o que faremos em um futuro próximo. Devemos trabalhar para salvar a Terra buscando evoluir rapidamente a ponto de conquistar outros planetas para dar continuidade à vida ou focar apenas em um desses dois objetivos? – Por: Gabriel Morais e Pedro Silva.

Luta contra a balança e o espelho

O ser humano é naturalmente vaidoso, e devido a isso sempre procuramos satisfazer nossos desejos estéticos para seguir o padrão corporal imposto pela mídia. Isto tem se agravado, principalmente, nos últimos tempos com o apelo midiático e com avanço das tecnologias digitais. Entretanto, até que ponto o ser humano está disposto a chegar para atingir tal padrão?

A cura pela fala

A psicologia é o estudo que procura entender a mente do ser humano e seu comportamento. Esse estudo ocorre através da análise das emoções, atitudes, ideias e valores das pessoas, tratando doenças mentais e distúrbios emocionais ou de personalidade, com o objetivo de manter ou restaurar a saúde mental do indivíduo. Essa ciência é fundamental para a saúde da humanidade, e apresenta resultados positivos para muitos. No entanto, sua eficácia ainda é questionada, e alguns acreditam ser até desnecessária, apesar de estudos mostrarem o contrário.

Automedicação e autodestruição

Tomar remédios sem indicação médica ou pedir indicações a quem não é profissional da área da saúde é um hábito corriqueiro quando se procura alívio para algum tipo de sintoma comum como febre, dores corporais, náusea, entre outros. Todavia, a automedicação é uma questão séria de saúde pública que pode trazer diversas consequências aos envolvidos nessa prática.

Carros sem direção?

Estamos vivendo um período de constantes descobertas tecnológicas, há muitas inovações no mercado, uma quantidade tão grande de produtos lançados e descobertas que permanecer informado sobre tudo isso se torna uma tarefa quase impossível. O processo de modernização pelo qual nossa civilização está passando não se restringe a áreas específicas, uma vez que avanços tecnológicos estão facilitando a execução de muitas tarefas. Um dos maiores objetivos da tecnologia é tornar nossas tarefas mais ágeis e fáceis. Muito se investiu na rapidez de computadores para otimizar nosso tempo em frente às telas; agora nossa constante corrida para economizar tempo chegou aos carros.

Déjà vu: uma falha no sistema

A expressão “déjà vu” (do francês “já visto”) é a sensação de já ter vivenciado uma situação específica mesmo que o senso comum lhe diga o contrário. Muitas pessoas têm uma teoria sobre o déjà vu. Chris Moulin, em 2000, já sabia a condição que propiciava o acontecimento do déjà vu (situações de estresse), mas não sua causa, então, fez tomografias do cérebro daqueles que permaneciam nessa eterna ilusão.

Livres de crueldade

O dia da mulher já começa com a maquiagem. E se você descobrisse que milhões de animais sofreram e morreram para você poder estar passando aquela base dessa marca que todas as suas amigas usam e você só está contribuindo para isso? Na verdade, isso é muito comum tendo em vista que apenas 9 de 63 marcas de cosméticos não testam seus produtos em animais, segundo dados do Peta: Pessoas Pelo Tratamento Ético dos Animais. Por isso a pesquisa é tão crucial nesses ramos, contribuir para tal ato é inconcebível, principalmente porque a maioria das pessoas não sabem o que testar cosméticos em animais significa.

Energicamente nutrido

Os tão famosos suplementos alimentares têm sido cada vez mais divulgados e procurados por muitas pessoas que querem ou necessitam aumentar a ingestão de certos nutrientes necessários para uma boa nutrição. Eles surgiram há algumas décadas, quando pouquíssimos indivíduos conheciam e tinham acesso, mas agora cada vez mais eles vêm se popularizando, se tornando mais conhecidos e procurados pelos consumidores. Porém, alguns deles possuem um custo altíssimo devido a sua qualidade e eficiência ou à sua procura no mercado consumidor.